Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre - UFAC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SABRITA CRUZ DA SILVA, CARLOS HENRIQUE MOREIRA LIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-03T16:16:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-03T16:16:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET SOBRE PINÇAS ÓPTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi construído na intenção de auxiliar docentes que estejam com interesse em experimentar metodologias alternativas para o ensino de conceitos de óptica geométrica e física contemporânea. Ele se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968), em que os fatores mais impactantes no processo de ensino-aprendizagem são os conhecimentos que previamente integram a estrutura cognitiva do estudante. Os conhecimentos prévios tem a função de fornecer “uma sustentação” para a aprendizagem de novos assuntos de um tema específico. Esse processo é chamado por Ausubel de subsunção, em que os conhecimentos prévios relevantes para a aprendizagem são chamados de subsunçores. Ao atingir a esperada aprendizagem significativa, o discente não deve mais recorrer aos processos de memorização de conceitos para se preparar para algum tipo de exame pois o aluno já tem obtido o significado, ou seja, o conhecimento deve estar à sua disposição a qualquer momento, podendo ser aplicado em diversas situações diferentes das apresentadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de complexidade e em diversas abordagens conceituais e metodológicas. O produto educacional foi desenvolvido como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, proposta por Moreira (2011), em que é sugerida uma estrutura didática teoricamente orientada à aprendizagem significativa. Primeiro passo devemos escolher um assunto a ser desenvolvido, em seguida após esta escolha vamos analisar situações quem levem o discente a externar seus conhecimentos prévios, pois esse é o ponto de partida para a discussão de novos tópicos de ensino dentro da visão Ausubeliana (AUSUBEL, 1968). A avaliação da UEPS é realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas Moreira (2011) também sugere que sejam realizadas avaliações ao final, de tal maneira que o professor possa registrar tudo o que possa ser considerado indício de aprendizagem significativa. Um dos objetivos específicos que vamos tentar alcançar é verificar a possibilidade do fenômeno de pinçamento óptico, que é um conceito não usual no ensino médio, ser descrito em uma linguagem acessível para o público alvo utilizando como metodologia simulações já descritas no PhET, mas que até o momento, são poucos os trabalhos que fazem uso desta simulação como suporte. A ciência não é estática, pelo contrário, é dinâmica, é este dinamismo que tem que chegar aos alunos do ensino básico. O prêmio Nobel de Física de 2018 que se deu em um processo histórico, iniciado com o surgimento do laser em 1960, já em 1968 houve a primeira armadilha óptica e em 1970 obtiveram a primeira manipulação óptica. A ideia de manipulação gerou dois prêmios Nobel o de Física 1997 que foi atribuído em conjunto ao professor Steven Chu da Stanford University, Califórnia, EUA, ao Professor Claude Cohen-Tannoudji, Collège de France e École Normale Supérieure, em Paris, França, e ao Dr. William D. Phillips, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, Gaithersburg, Maryland, EUA, em seguida houve o de 2018. E o impacto no nosso cotidiano com advento desses fenômenos são diversos, inicia do corte de placas de navio e avião via laser até manipulação de células para analisar a eficiências de fármacos e infelizmente estes conhecimentos não estão chegando à educação básica. O produto vai ser aplicado, devidamente testado em uma turma do 2º ano de ensino médio de uma escola estadual pública, localizada no município de Bujari – AC, na zona rural, todas as aulas dos encontros, serão ministradas de maneira presencial, respeitando e obedecendo os critérios e normas contra a COVID-19. Possuindo cinco (5) encontros, com uma média de duas aulas de duração. Cada encontro trabalhará os aspectos e fenômenos que compreendem a óptica geométrica e física contemporânea, por conseguinte o pinçamento óptico (fenômeno em questão). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 508 KB (520.330 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pinça óptica, Transposição Didática, Óptica | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET SOBRE PINÇAS ÓPTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 55 – UFAC / IF Norte - AC | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_SABRITA_FINAL.pdf | 775,98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735397/2/Produto Educacional_SABRITA_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons