UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET SOBRE PINÇAS ÓPTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acre - UFACpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSABRITA CRUZ DA SILVA, CARLOS HENRIQUE MOREIRA LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-03T16:16:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-03T16:16:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
identificador: dc.identifier.otherUTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET SOBRE PINÇAS ÓPTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735397-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi construído na intenção de auxiliar docentes que estejam com interesse em experimentar metodologias alternativas para o ensino de conceitos de óptica geométrica e física contemporânea. Ele se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968), em que os fatores mais impactantes no processo de ensino-aprendizagem são os conhecimentos que previamente integram a estrutura cognitiva do estudante. Os conhecimentos prévios tem a função de fornecer “uma sustentação” para a aprendizagem de novos assuntos de um tema específico. Esse processo é chamado por Ausubel de subsunção, em que os conhecimentos prévios relevantes para a aprendizagem são chamados de subsunçores. Ao atingir a esperada aprendizagem significativa, o discente não deve mais recorrer aos processos de memorização de conceitos para se preparar para algum tipo de exame pois o aluno já tem obtido o significado, ou seja, o conhecimento deve estar à sua disposição a qualquer momento, podendo ser aplicado em diversas situações diferentes das apresentadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de complexidade e em diversas abordagens conceituais e metodológicas. O produto educacional foi desenvolvido como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, proposta por Moreira (2011), em que é sugerida uma estrutura didática teoricamente orientada à aprendizagem significativa. Primeiro passo devemos escolher um assunto a ser desenvolvido, em seguida após esta escolha vamos analisar situações quem levem o discente a externar seus conhecimentos prévios, pois esse é o ponto de partida para a discussão de novos tópicos de ensino dentro da visão Ausubeliana (AUSUBEL, 1968). A avaliação da UEPS é realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas Moreira (2011) também sugere que sejam realizadas avaliações ao final, de tal maneira que o professor possa registrar tudo o que possa ser considerado indício de aprendizagem significativa. Um dos objetivos específicos que vamos tentar alcançar é verificar a possibilidade do fenômeno de pinçamento óptico, que é um conceito não usual no ensino médio, ser descrito em uma linguagem acessível para o público alvo utilizando como metodologia simulações já descritas no PhET, mas que até o momento, são poucos os trabalhos que fazem uso desta simulação como suporte. A ciência não é estática, pelo contrário, é dinâmica, é este dinamismo que tem que chegar aos alunos do ensino básico. O prêmio Nobel de Física de 2018 que se deu em um processo histórico, iniciado com o surgimento do laser em 1960, já em 1968 houve a primeira armadilha óptica e em 1970 obtiveram a primeira manipulação óptica. A ideia de manipulação gerou dois prêmios Nobel o de Física 1997 que foi atribuído em conjunto ao professor Steven Chu da Stanford University, Califórnia, EUA, ao Professor Claude Cohen-Tannoudji, Collège de France e École Normale Supérieure, em Paris, França, e ao Dr. William D. Phillips, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, Gaithersburg, Maryland, EUA, em seguida houve o de 2018. E o impacto no nosso cotidiano com advento desses fenômenos são diversos, inicia do corte de placas de navio e avião via laser até manipulação de células para analisar a eficiências de fármacos e infelizmente estes conhecimentos não estão chegando à educação básica. O produto vai ser aplicado, devidamente testado em uma turma do 2º ano de ensino médio de uma escola estadual pública, localizada no município de Bujari – AC, na zona rural, todas as aulas dos encontros, serão ministradas de maneira presencial, respeitando e obedecendo os critérios e normas contra a COVID-19. Possuindo cinco (5) encontros, com uma média de duas aulas de duração. Cada encontro trabalhará os aspectos e fenômenos que compreendem a óptica geométrica e física contemporânea, por conseguinte o pinçamento óptico (fenômeno em questão).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent508 KB (520.330 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPinça óptica, Transposição Didática, Ópticapt_BR
Título: dc.titleUTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET SOBRE PINÇAS ÓPTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 55 – UFAC / IF Norte - ACpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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