
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Jobbins, Edith Fany | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-02T14:57:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-02T14:57:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735347 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ter um posicionamento bem definido diante das realidades que surgem parece essencial para determinar nossas ações durante a própria vida. Porém, apesar de ser óbvia tal afirmação, não é nada simples, especialmente porque tal posicionamento pressupõe uma série de condições proporcionadas ao indivíduo e que devem preceder suas atitudes, pois cada indivíduo é resultado de uma série de vivências que os tornam quem de fato é. Partindo daí, considero importante contar aqui, mesmo que brevemente, um pouco da história da minha vida para permitir ao leitor a compreensão sobre os caminhos que me trouxeram a realizar a pesquisa aqui apresentada. Minha história até os doze anos de idade foi escrita na coletividade de um orfanato no interior do Paraná, de onde trago minha bagagem de lembranças, nem sempre boas, mas nem todas ruins. O fato é que ser criada em uma instituição para menores órfãos, não me permitiu saber quem era o que queria, o que pensar ou esperar da vida. Uma breve tentativa de retorno ao convívio familiar que durou dois anos me fez entender que para conquistar um espaço – ainda que pequeno – seria necessário abrir mão de qualquer movimento e/ou pensamento que fosse contrário ao estabelecido em cada uma das três famílias por onde passei. Aos catorze anos, insatisfeita com a trajetória escrita até o momento, aceitei a decisão de trabalhar em casa de família, imaginando que assim poderia conquistar a liberdade de pensar e agir, o direito de opinar em qualquer coisa que fosse, o importante naquele momento era ter voz, ainda que fraca. Na ocasião, acabei por conhecer as pessoas que por circunstâncias da vida acabaram se tornando o que hoje conheço por família e que me proporcionaram, a partir da adolescência, além de uma vida mais tranquila e confortável em relação às condições materiais, a ampliação do meu histórico escolar que até então era escasso, visto que aos dezesseis anos havia apenas concluído a 5ª série do ensino fundamental. Aos dezoito entrei em uma escola particular pela primeira vez para cursar o segundo grau (ensino médio) e, apesar das dificuldades encontradas pelo déficit de conhecimentos adquiridos até aquele momento, consegui compreender a necessidade do estudo na vida de uma pessoa. Foi nesse período também que comecei a perceber as diferenças de oportunidades entre as pessoas, as diferenças de atenção recebida por estudantes de uma escola pública e privada, especialmente em relação à garantia dos direitos de aprendizagens. Enfim, tive aos dezoito a oportunidade de perceber as diferenças de classe nas quais a sociedade está pautada e pude perceber o quanto tais diferenças acabam por determinar a história de vida de cada indivíduo. Considero esse momento da vida como um marco, pois, tive aí um início de compreensão sobre injustiça e desigualdade social. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| Título: dc.title | Reforma da educação básica e o programa de ampliação do ensino fundamental de nove anos no município de Corumbá – MS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: