Reforma da educação básica e o programa de ampliação do ensino fundamental de nove anos no município de Corumbá – MS (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorJobbins, Edith Fany-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-02T14:57:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-02T14:57:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735347-
Resumo: dc.description.abstractTer um posicionamento bem definido diante das realidades que surgem parece essencial para determinar nossas ações durante a própria vida. Porém, apesar de ser óbvia tal afirmação, não é nada simples, especialmente porque tal posicionamento pressupõe uma série de condições proporcionadas ao indivíduo e que devem preceder suas atitudes, pois cada indivíduo é resultado de uma série de vivências que os tornam quem de fato é. Partindo daí, considero importante contar aqui, mesmo que brevemente, um pouco da história da minha vida para permitir ao leitor a compreensão sobre os caminhos que me trouxeram a realizar a pesquisa aqui apresentada. Minha história até os doze anos de idade foi escrita na coletividade de um orfanato no interior do Paraná, de onde trago minha bagagem de lembranças, nem sempre boas, mas nem todas ruins. O fato é que ser criada em uma instituição para menores órfãos, não me permitiu saber quem era o que queria, o que pensar ou esperar da vida. Uma breve tentativa de retorno ao convívio familiar que durou dois anos me fez entender que para conquistar um espaço – ainda que pequeno – seria necessário abrir mão de qualquer movimento e/ou pensamento que fosse contrário ao estabelecido em cada uma das três famílias por onde passei. Aos catorze anos, insatisfeita com a trajetória escrita até o momento, aceitei a decisão de trabalhar em casa de família, imaginando que assim poderia conquistar a liberdade de pensar e agir, o direito de opinar em qualquer coisa que fosse, o importante naquele momento era ter voz, ainda que fraca. Na ocasião, acabei por conhecer as pessoas que por circunstâncias da vida acabaram se tornando o que hoje conheço por família e que me proporcionaram, a partir da adolescência, além de uma vida mais tranquila e confortável em relação às condições materiais, a ampliação do meu histórico escolar que até então era escasso, visto que aos dezesseis anos havia apenas concluído a 5ª série do ensino fundamental. Aos dezoito entrei em uma escola particular pela primeira vez para cursar o segundo grau (ensino médio) e, apesar das dificuldades encontradas pelo déficit de conhecimentos adquiridos até aquele momento, consegui compreender a necessidade do estudo na vida de uma pessoa. Foi nesse período também que comecei a perceber as diferenças de oportunidades entre as pessoas, as diferenças de atenção recebida por estudantes de uma escola pública e privada, especialmente em relação à garantia dos direitos de aprendizagens. Enfim, tive aos dezoito a oportunidade de perceber as diferenças de classe nas quais a sociedade está pautada e pude perceber o quanto tais diferenças acabam por determinar a história de vida de cada indivíduo. Considero esse momento da vida como um marco, pois, tive aí um início de compreensão sobre injustiça e desigualdade social.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleReforma da educação básica e o programa de ampliação do ensino fundamental de nove anos no município de Corumbá – MS (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais