Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedrosa, Bruno Rodrigues Pedrosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Andrea da Silva Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-02T12:55:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-02T12:55:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_educacional_digital_works_versao_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735338 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno digital é resultado da pesquisa de dissertação intitulada “Ensino de língua inglesa e pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental em contexto de computação plugada e desplugada”, de Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa, sob orientação da Profa. Dra. Andrea da Silva Marques Ribeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB), da UERJ — Campus do CAp-UERJ. Seu público alvo são professores de língua inglesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental e tem por objetivo a disponibilização de atividades formuladas a partir do Pensamento Computacional. Há duas atividades voltadas para cada ano escolar dos anos finais (6º e 9º ano): uma atividade com foco no léxico (vocabulário) e uma voltada para o ensino de gramática. As mesmas atividades podem ser reformuladas para a utilização com outros tópicos de língua inglesa, bem como adaptadas para o ensino de outras línguas estrangeiras. As atividades aqui sugeridas foram planejadas para serem aplicadas por meio de duas abordagens: desplugada do pensamento computacional, ou seja, sem utilizar aparatos tecnológicos digitais como também com sugestões de sua aplicabilidade em ambientes digitais. Outrossim, as atividades seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de língua inglesa e adaptam os tópicos da disciplina de forma lúdica. Abaixo de cada atividade, um QR-code fica disponível para acesso, possibilitando a aplicação e adaptação do professor conforme seja necessário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.65MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa - anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Digital Works: Caderno Digital para o ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento do pensamento computacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Inglesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educacional_digital_works_versao_final.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735338/2/Produto_educacional_digital_works_versao_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons