Digital Works: Caderno Digital para o ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento do pensamento computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPedrosa, Bruno Rodrigues Pedrosa-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Andrea da Silva Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-02T12:55:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-02T12:55:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto_educacional_digital_works_versao_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735338-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno digital é resultado da pesquisa de dissertação intitulada “Ensino de língua inglesa e pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental em contexto de computação plugada e desplugada”, de Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa, sob orientação da Profa. Dra. Andrea da Silva Marques Ribeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB), da UERJ — Campus do CAp-UERJ. Seu público alvo são professores de língua inglesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental e tem por objetivo a disponibilização de atividades formuladas a partir do Pensamento Computacional. Há duas atividades voltadas para cada ano escolar dos anos finais (6º e 9º ano): uma atividade com foco no léxico (vocabulário) e uma voltada para o ensino de gramática. As mesmas atividades podem ser reformuladas para a utilização com outros tópicos de língua inglesa, bem como adaptadas para o ensino de outras línguas estrangeiras. As atividades aqui sugeridas foram planejadas para serem aplicadas por meio de duas abordagens: desplugada do pensamento computacional, ou seja, sem utilizar aparatos tecnológicos digitais como também com sugestões de sua aplicabilidade em ambientes digitais. Outrossim, as atividades seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de língua inglesa e adaptam os tópicos da disciplina de forma lúdica. Abaixo de cada atividade, um QR-code fica disponível para acesso, possibilitando a aplicação e adaptação do professor conforme seja necessário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.65MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa - anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaderno Digitalpt_BR
Título: dc.titleDigital Works: Caderno Digital para o ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento do pensamento computacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Inglesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons