
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Aldenir Feitosa dos Santos e Rubens Pessoa de . | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-01T20:17:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-01T20:17:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735297 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O livro Ciências em movimento do ensino pela pesquisa, uma coletânea de trabalhos nas áreas de ensino, química, biologia, meio ambiente, saúde e agricultura, tem como objetivo divulgar trabalhos de experimentações voltados ao ensino pela pesquisa e pesquisa aplicada, nas áreas do conhecimento sugerido pelo título. O caminho da Ciência em movimento é aquele em que pesquisadores, estudantes e as agências de fomento se complementam no apoio para que novos conhecimentos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa e Universidades ao redor do país sejam realizados. Nesse livro, os 21 (vinte e um) capítulos, divulgam os trabalhos resultantes de estudos em várias áreas do conhecimento. É um desafio da academia socializar publicando resultados e metodologias utilizadas nas problematizações dos projetos elaborados por pesquisadores e estudantes que se envolveram durante anos para aprender fazendo na prática o que a teoria afirma em diversas publicações da ciência empírica. Esse livro reúne vários trabalhos nas áreas das Ciências Exatas (Química), Biológicas, Ensino, Ciências Agrárias, Saúde, Meio e Ambiente, versando sobre temas relacionados ao ensino pela pesquisa e a pesquisa aplicada, da educação básica à pós-graduação stricto sensu, promovendo a integração entre diferentes áreas do saber e atores de diferentes níveis educacionais. Além de possibilitar a divulgação de conhecimento nas áreas de saúde, biológicas, agrárias e química voltadas para a formação docente e do ensino pela pesquisa. Todos os trabalhos apresentados neste livro, reúnem experimentações com fundamentação teórica e hipóteses e, o emprego de métodos científicos, além da discussão de resultados, referentes às temáticas envolvidas, que testam as hipóteses além de fornecerem subsídios para que a novas hipóteses possam ser lançadas e testada, o que certamente fundamenta a Ciências em movimento do ensino pela pesquisa. O livro retrata as parcerias entre pesquisadores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Federal (Ufal), do Centro de Ensino Superior – Cesmac, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde – Uncisal e das Escolas de Educação Básica: Escola de Educação Básica Costa Rêgo, Escola Estadual Rui Barbosa e Escola Estadual José Oliveira Silva. A obra está dividida em quatro sessões com as áreas temáticas: Sessão 1 - Ensino pela pesquisa em Química, com sete capítulos. Sessão 2 - Experimentações em Ciências agrárias, com cinco capítulos. Sessão 3 – Experimentações em Ciências Ambientais e Biológicas, com quatro capítulos. Sessão 4 – Experimentações e Metodologia do Ensino de Ciências, com quatro capítulos. Os trabalhos aqui elencados estão apresentados com uma sequência lógica para que o leitor possa ler e verificar as metodologias dos estudos realizados. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
| Título: dc.title | Ciências em movimento do ensino pela pesquisa (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ciencias-em-movimento-do-ensino-pela-pesquisa.pdf | 15,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735297/1/ciencias-em-movimento-do-ensino-pela-pesquisa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: