Ciências em movimento do ensino pela pesquisa (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Aldenir Feitosa dos Santos e Rubens Pessoa de .-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-01T20:17:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-01T20:17:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735297-
Resumo: dc.description.abstractO livro Ciências em movimento do ensino pela pesquisa, uma coletânea de trabalhos nas áreas de ensino, química, biologia, meio ambiente, saúde e agricultura, tem como objetivo divulgar trabalhos de experimentações voltados ao ensino pela pesquisa e pesquisa aplicada, nas áreas do conhecimento sugerido pelo título. O caminho da Ciência em movimento é aquele em que pesquisadores, estudantes e as agências de fomento se complementam no apoio para que novos conhecimentos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa e Universidades ao redor do país sejam realizados. Nesse livro, os 21 (vinte e um) capítulos, divulgam os trabalhos resultantes de estudos em várias áreas do conhecimento. É um desafio da academia socializar publicando resultados e metodologias utilizadas nas problematizações dos projetos elaborados por pesquisadores e estudantes que se envolveram durante anos para aprender fazendo na prática o que a teoria afirma em diversas publicações da ciência empírica. Esse livro reúne vários trabalhos nas áreas das Ciências Exatas (Química), Biológicas, Ensino, Ciências Agrárias, Saúde, Meio e Ambiente, versando sobre temas relacionados ao ensino pela pesquisa e a pesquisa aplicada, da educação básica à pós-graduação stricto sensu, promovendo a integração entre diferentes áreas do saber e atores de diferentes níveis educacionais. Além de possibilitar a divulgação de conhecimento nas áreas de saúde, biológicas, agrárias e química voltadas para a formação docente e do ensino pela pesquisa. Todos os trabalhos apresentados neste livro, reúnem experimentações com fundamentação teórica e hipóteses e, o emprego de métodos científicos, além da discussão de resultados, referentes às temáticas envolvidas, que testam as hipóteses além de fornecerem subsídios para que a novas hipóteses possam ser lançadas e testada, o que certamente fundamenta a Ciências em movimento do ensino pela pesquisa. O livro retrata as parcerias entre pesquisadores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Federal (Ufal), do Centro de Ensino Superior – Cesmac, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde – Uncisal e das Escolas de Educação Básica: Escola de Educação Básica Costa Rêgo, Escola Estadual Rui Barbosa e Escola Estadual José Oliveira Silva. A obra está dividida em quatro sessões com as áreas temáticas: Sessão 1 - Ensino pela pesquisa em Química, com sete capítulos. Sessão 2 - Experimentações em Ciências agrárias, com cinco capítulos. Sessão 3 – Experimentações em Ciências Ambientais e Biológicas, com quatro capítulos. Sessão 4 – Experimentações e Metodologia do Ensino de Ciências, com quatro capítulos. Os trabalhos aqui elencados estão apresentados com uma sequência lógica para que o leitor possa ler e verificar as metodologias dos estudos realizados.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Título: dc.titleCiências em movimento do ensino pela pesquisa (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais