A articulação da sala de recursos multifuncionais e salas de aula comum e a percepção dos professores sobre a gestão

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Autor(es): dc.contributorFACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - UNESP- CAMPUS PRESIDENTE PRUDENTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, RENAN RODRIGUES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorDEL-MASSO, MARIA CANDIDA SOARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-01T18:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-01T18:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/239366/souza_rr_me_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y-
identificador: dc.identifier.othersouza_rr_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735277-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo identificar as percepções dos professores da Sala de Aula Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais quanto às ações realizadas pela gestão escolar visando uma escola para todos. O estudo foi realizado em 7 escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, escolas sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de Campo Limpo. Utilizando a pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais com 14 professores de Sala de Aula Comum e com 7 professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo os estudos propostos por Bardin (2016), a partir da construção de 4 categorias de análise: 1) Ação conjunta entre professor de Sala de Aula Comum e professor do Atendimento Educacional Especializado; 2) Percepções dos professores sobre a gestão; 3) Articulação entre os professores e a gestão e 4) Possibilidades de desafios das ações conjuntas entre o professor da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncional (S.R.M). O estudo revelou que os gestores das unidades escolares realizam diversas ações para a concretização da escola para todos, mas ainda existe a necessidade de articular essas ações entre os profissionais da gestão escolar e os profissionais que atuam no espaço pedagógico visando inclusão de todos os estudantes, com ênfase nos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE). Evidenciamos a necessidade de formações referentes à Educação Especial para todos os profissionais da escola, além da importância da organização de momentos específicos para o planejamento conjunto entre os professores da Sala de Aula Comum e professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Contudo, o estudo sugeriu que não existe um padrão de ações a serem seguidos pelas unidades escolares quanto a inclusão, pois cada gestão escolar tem um formato para planejar e executar as ações para os estudantes PAEE. Ao final do estudo, construímos como Produto Educacional um Caderno de Orientações para Gestores Escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado com o intuito de informá-los sobre as atividades do Professor de AEE no contexto da escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.395Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de sala de aula comumpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de sala de recursos multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleA articulação da sala de recursos multifuncionais e salas de aula comum e a percepção dos professores sobre a gestãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA – PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia da Pesquisa Ipt_BR
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