Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Grünfeld de Luca, Anelise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vanzuita, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-31T13:20:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-31T13:20:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | 5080-Texto do Artigo-482509121-1-10-20230709 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo discutir o movimento do planejamento docente propiciado no PIBID - subprojeto Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari/SC, no período de 2018 a 2022, especificamente, por meio de elaboração de projetos e oficinas didáticas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram os bolsistas de iniciação à docência do PIBID - subprojeto Química. A partir das percepções dos participantes da investigação, foi possível identificar que ao elaborarem os recursos pedagógicos, os textos científicos, as oficinas, as intervenções práticas, as aprendizagens sobre a docência, o PIBID possibilitou que desde o início da sua formação, fosse oportunizado à autonomia formativa e à autoria, levando-os(as) a construir experiências nos processos pedagógicos, bem como na compreensão crítica de mundo. Além disso, é importante destacar que o PIBID contribui na construção da identidade profissional docente no processo formativo, na perspectiva de consolidar as escolhas pela docência, bem como na elaboração de novos conhecimentos e na experiência de “ser/se sentir professor(a)”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LiceLicenciatura em Química | pt_BR |
Título: dc.title | O Pensar e o Agir: Movimentos para e no Planejamento de Oficinas Didáticas no PIBID | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
5080-Texto do Artigo-482509121-1-10-20230709.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735223/2/5080-Texto do Artigo-482509121-1-10-20230709.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons