Diversidade cultural: Inovação e ruptura nas experiências de arte e cultura (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Fabiano Eloy Atílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-28T20:20:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-28T20:20:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735117-
Resumo: dc.description.abstractCaros leitores; A diversidade cultural é um fenômeno presente em todas as sociedades, e o Brasil é um exemplo rico desse mosaico cultural. A diversidade cultural engloba uma variedade de elementos, como línguas, religiões, tradições, costumes, gastronomia e expressões artísticas, que coexistem e se entrelaçam no país. Essa pluralidade é uma característica fundamental da identidade brasileira, resultante do encontro entre diferentes povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos ao longo da história. Portanto, tem-se nessa diversidade cultural uma fonte de enriquecimento e aprendizado, que proporciona uma ampla gama de perspectivas, conhecimentos e formas de expressão que contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante. Nesse sentido, a obra ‘Diversidade cultural: Inovação e ruptura nas experiências de arte e cultura’ busca trazer de forma interdisciplinar discussões que resultam de um diálogo acadêmico, contemporâneo e crítico, sobre a diversidade cultural presente em nossa país, bem como apontar como a cultura e a arte são combustíveis para a inovação e a ruptura com paradigmas estabelecidos, permitindo, por finalidade, a criação e a ampliação das experiências artísticas e culturais que se destacam pela sua originalidade e pela capacidade de impactar e envolver públicos diversos. No primeiro capítulo, intitulado ‘De roliúde ao sertão – um estudo prático dos palimpsestos carnavalescos da imagem-movimento’ podemos vislumbrar um diálogo sobre as visualidades presentes no desfile do GRES Acadêmicos do Engenho da Rainha em 2020, através de múltiplas referências textuais e imagéticas à cinematografia nordestina, demonstrando como esta desempenha um papel relevante na consolidação e transmissão da memória do cinema nacional. Dando continuidade às discussões, o segundo capítulo denominado ‘Cancioneiro feminino do Pará’ buscou fomentar o desenvolvimento acadêmico-científico na área de patrimônio cultural e musical, bem como promover estudos sobre memória, identidade, documentação, preservação e difusão do patrimônio cultural da região, no que tange às práticas e representações musicais produzidas pela mulher na Amazônia paraense. O terceiro capítulo, intitulado ‘A aparição da necessidade nas artes e no design’, tem como propósito instigar a reflexão e questionamentos a partir de uma abordagem contemporânea sobre as relações entre arte e design, especialmente enfatizando as relações entre objeto de arte e finalidade de uso.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Título: dc.titleDiversidade cultural: Inovação e ruptura nas experiências de arte e cultura (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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