A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Vanessa Freitag de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-28T17:19:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-28T17:19:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-31-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735080-
Resumo: dc.description.abstractA organização deste livro configurou-se como uma oportunidade ímpar de reunir pesquisadores que têm como uma de suas prioridades profissionais a dedicação à Educação. Este livro integra a coleção "A educação enquanto fenômeno social: propósitos econômicos, políticos e culturais", composta por três volumes. Cada livro da coleção traz, em seu bojo, um objeto de reflexão que foi pensado para abrir a possibilidade da leitura, da contemplação e do aprofundamento das questões pensadas como fundamentais para a educação contemporânea. Contrários à ideia de educação assistencialista, que prima pela subserviência, e em defesa de um processo educativo que visa a contribuição para a humanização e a emancipação dos indivíduos, os capítulos versam sobre possibilidades de, com formação docente consistente e compromisso ético, realização de intervenções pedagógicas e de gestão plenas, que dialogam com diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos (geográficos, inclusive). A educação é um fenômeno exclusivamente humano. É por intermédio da educação, mediada pelas relações sociais, que o sujeito desenvolve aptidões, capacidades e funções psicológicas que constituem sua inteligência e personalidade. O processo educativo institucionalizado tem por finalidade, nestas perspectivas, despertar nos indivíduos os conhecimentos necessários à essência humana, no qual o professor é um elo insubstituível entre o educando e o patrimônio cultural a ser conquistado. É essencial destacar a função da Atena Editora na divulgação acadêmica e a dedicação dos pesquisadores para o desenvolvimento da ciência, mesmo que o contexto contemporâneo não se mostre favorável. Esperamos, com estas obras, ampliar o debate sobre a educação enquanto um fenômeno social e suas implicações econômicas, culturais e políticas. Desejamos, portanto, uma provocativa e engajada leitura.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleA educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais