Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Germano, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caetano, Joyce Jaquelline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Piekarski, Ana Elisa Tozetto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-28T11:54:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-28T11:54:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Introdução | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro Nível Fácil | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro Nível Intermediário | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro Nível Difícil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual tem como objetivo orientar o trabalho de professores com a plataforma Programaê! com a finalidade de estimular o Pensamento Computacional nos alunos. Desenvolver habilidades em Pensamento Computacional auxilia na capacidade de resolução de problemas, de modo geral. Com as atividades propostas neste material, elaborado por meio da navegação na plataforma Programaê! e direcionadas para o site Code.org, os alunos podem aprender os conceitos básicos da programação. Ao criar um programa de computador você se torna capaz de raciocinar de uma maneira estruturada, com vistas à resolução de determinado problema. Com a finalidade de auxiliar o professor, foram criadas tabelas com sugestões das respostas de cada desafio. Além da resolução das atividades, neste material são propostos encaminhamentos em sala de aula, com vistas ao trabalho pedagógico do professor. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programação em Blocos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | O Pensamento Computacional com o uso da Plataforma Programaê! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pensamento Computacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons