Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL GOIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Lucilene Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-26T12:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-26T12:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-BOOK DE ATIVIDADES COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PRESERVAR NO PRESENTE PARA GARANTIR NO FUTURO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734919 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O “E-book de Atividades com Práticas Pedagógicas para o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio: Preservar no presente para garantir o futuro” consiste em um produto educacional elaborado no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – campus Ceres, pela mestranda Lucilene Batista Ribeiro, em parceria com o professor Doutor Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso (orientador).Essa proposta pedagógica e metodológica foi desenvolvida com base na pesquisa de mestrado intitulada “O Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio: Caminhos para a Concretização da Proposta de Currículo Integrado”. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar se o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IF Campus – Ceres demonstra o êxito esperado na consecução dos seus propósitos de Currículo Integrado. Este material é resultado de um trabalho feito com visitas a tornar as práticas educativas apresentadas mais atraentes para os respectivos alunos, tendo como enfoque o curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. É acertado dizer que a atividade professoral não é fácil, pois são diversos os fatores que podem influenciar na performance do trabalho docente (ZABALA, 1998). É oportuno esclarecer que as atividades aqui propostas podem também ser replicadas em disciplinas do ensino médio voltadas para o Meio Ambiente, a Sustentabilidade e temáticas correlatas. Neste material, foram selecionadas sugestões de atividades para os professores que lidam com o desafio de ensinar sobre o Meio Ambiente para seus alunos. É inquestionável a necessidade de se preservar os recursos naturais no presente para assegurar o seu usufruto pelas gerações futuras (DOLIVEIRA et al., 2021). Ainda assim, os professores que atuam no Ensino Médio Integrado nem sempre conseguem transmitir essa mensagem com sucesso ao seu alunado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional; Meio ambiente; Sustentabilidade; | pt_BR |
Título: dc.title | E-BOOK DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PRESERVAR O PRESENTE PARA GARANTIR O FUTURO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: