E-BOOK DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PRESERVAR O PRESENTE PARA GARANTIR O FUTURO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL GOIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Lucilene Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Flávio Manoel Coelho Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-26T12:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-26T12:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
identificador: dc.identifier.otherE-BOOK DE ATIVIDADES COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PRESERVAR NO PRESENTE PARA GARANTIR NO FUTUROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734919-
Resumo: dc.description.abstractO “E-book de Atividades com Práticas Pedagógicas para  o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio: Preservar no presente para garantir o futuro” consiste em um produto educacional elaborado no decorrer do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – campus Ceres, pela mestranda Lucilene Batista Ribeiro, em parceria com o professor Doutor Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso (orientador).Essa proposta pedagógica e metodológica foi desenvolvida com base na pesquisa de mestrado intitulada “O Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio: Caminhos para a Concretização da Proposta de Currículo Integrado”. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar se o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IF Campus – Ceres demonstra o êxito esperado na consecução dos seus propósitos de Currículo Integrado. Este material é resultado de um trabalho feito com visitas a tornar as práticas educativas apresentadas mais atraentes para os respectivos alunos, tendo como enfoque o curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. É acertado dizer que a atividade professoral não é fácil, pois são diversos os fatores que podem influenciar na performance do trabalho docente (ZABALA, 1998). É oportuno esclarecer que as atividades aqui propostas podem também ser replicadas em disciplinas do ensino médio voltadas para o Meio Ambiente, a Sustentabilidade e temáticas correlatas. Neste material, foram selecionadas sugestões de atividades para os professores que lidam com o desafio de ensinar sobre o Meio Ambiente para seus alunos. É inquestionável a necessidade de se preservar os recursos naturais no presente para assegurar o seu usufruto pelas gerações futuras (DOLIVEIRA et al., 2021). Ainda assim, os professores que atuam no Ensino Médio Integrado nem sempre conseguem transmitir essa mensagem com sucesso ao seu alunado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional; Meio ambiente; Sustentabilidade;pt_BR
Título: dc.titleE-BOOK DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PRESERVAR O PRESENTE PARA GARANTIR O FUTUROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais