Educação do campo: curso de especialização lato sensu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Patrícia de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorBianconi, Gledson Vigiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-26T17:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-26T17:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
identificador: dc.identifier.otherEducação do Campo_PPC_EDUCAPESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734887-
Resumo: dc.description.abstractO debate conceitual sobre a Educação do Campo (EC) é um tema recente no Brasil e tem sido objeto de discussão acadêmica nos últimos cinquenta anos, colocando-se como uma proposta de abordagem teórica necessária para enfrentar as influências hegemônicas que a academia sofre, tanto do mercado interno quanto externo. Ao longo de sua trajetória a Educação do Campo já desencadeou algumas “revoluções epistemológicas”, acumulando conquistas significativas, como a incorporação de políticas públicas que contribuíram para a sistematização de suas práticas pedagógicas. Como resultado desse processo, a Educação do Campo foi incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira nº 9394/1996 como uma das sete modalidades de ensino. Ainda nesse necessário processo de construção acadêmica, a “Especialização em Educação do Campo”, objeto deste Projeto Pedagógico de Curso (PPC), representa uma proposta de formação continuada voltada a qualquer potencial Educador do Campo, com o objetivo de promover a transformação social das comunidades camponesas, por meio da emancipação de seus sujeitos. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), seguindo os preceitos legais e pressupostos teóricos da EPT. Apesar disso, o principal norteador desta proposta é o ideal de Educação Emancipadora proposto pela Educação do Campo (EC). Tal ideal tem sido fundamental para sustentar a trajetória da EC, que tem sido árdua, mas muito frutífera.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9472pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRONERApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Pedagógico de Cursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Especialização lato sensupt_BR
Título: dc.titleEducação do campo: curso de especialização lato sensupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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