Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Patrícia de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bianconi, Gledson Vigiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-26T17:30:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-26T17:30:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação do Campo_PPC_EDUCAPES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734887 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O debate conceitual sobre a Educação do Campo (EC) é um tema recente no Brasil e tem sido objeto de discussão acadêmica nos últimos cinquenta anos, colocando-se como uma proposta de abordagem teórica necessária para enfrentar as influências hegemônicas que a academia sofre, tanto do mercado interno quanto externo. Ao longo de sua trajetória a Educação do Campo já desencadeou algumas “revoluções epistemológicas”, acumulando conquistas significativas, como a incorporação de políticas públicas que contribuíram para a sistematização de suas práticas pedagógicas. Como resultado desse processo, a Educação do Campo foi incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira nº 9394/1996 como uma das sete modalidades de ensino. Ainda nesse necessário processo de construção acadêmica, a “Especialização em Educação do Campo”, objeto deste Projeto Pedagógico de Curso (PPC), representa uma proposta de formação continuada voltada a qualquer potencial Educador do Campo, com o objetivo de promover a transformação social das comunidades camponesas, por meio da emancipação de seus sujeitos. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), seguindo os preceitos legais e pressupostos teóricos da EPT. Apesar disso, o principal norteador desta proposta é o ideal de Educação Emancipadora proposto pela Educação do Campo (EC). Tal ideal tem sido fundamental para sustentar a trajetória da EC, que tem sido árdua, mas muito frutífera. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9472 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRONERA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de Especialização lato sensu | pt_BR |
Título: dc.title | Educação do campo: curso de especialização lato sensu | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação do Campo_PPC_EDUCAPES.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734887/2/Educação do Campo_PPC_EDUCAPES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons