Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes Neto, Vicente de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-25T18:27:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-25T18:27:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734878 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 2ª Lei da Termodinâmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Entropia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta para o ensino da 2ª Lei da Termodinâmica e Entropia por meio das UEPS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2020-Vicente de Paula Lopes Neto-Produto Educacional.pdf | Produto Educacional | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734878/2/T2020-Vicente de Paula Lopes Neto-Produto Educacional.pdfDownload |
T2020-Vicente de Paula Lopes Neto-Dissertacao Completa.pdf | Dissertação Completa | 6,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734878/3/T2020-Vicente de Paula Lopes Neto-Dissertacao Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons