Uma proposta para o ensino da 2ª Lei da Termodinâmica e Entropia por meio das UEPS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes Neto, Vicente de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-25T18:27:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-25T18:27:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734878-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject2ª Lei da Termodinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEntropiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativapt_BR
Título: dc.titleUma proposta para o ensino da 2ª Lei da Termodinâmica e Entropia por meio das UEPSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons