O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPASSOS, Antônio Wanderley Cal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-24T14:40:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-24T14:40:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734819-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de um ensino de História pautado por uma educação estética, além de trazer a arte enquanto registro e fonte histórica, também apresenta a arte enquanto elemento formativo, propondo estabelecer conexões entre o saber racional, que produz um estuário de significados conceituais, alicerçados por um legítimo rigor científico-metodológico, com a Arte, lugar onde somos estimulados a viver nossas experiências com o mundo sensível, sem restringir-se à linearidade da razão. Desta forma, o objeto de estudo desta dissertação começa a ser pensado, tendo o entendimento de que, apesar de já estarmos na terceira década do século XXI, ainda vivenciamos um modelo educacional que, na maioria das vezes, mantém-se preso a uma prática docente que concebe um modelo de aprendizagem homogênea e tecnicista, em que professor e o aluno se configuram como meros reprodutores de um determinado conhecimento escolar. Essa prática educacional, que equivocadamente estabelece uma dicotomia entre Razão e Emoção, entendendo estas duas dimensões humanas como polos antagônicos e irreconciliáveis, ainda hoje estrutura e ordena boa parte das práticas educacionais escolares. Como forma de discutir o lugar da Estética e da Arte na formação humana, esta investigação utiliza como referência, os pensadores Leandro Konder e Adolfo Vázquez, propondo refletir, a partir das premissas que embasam o Materialismo Histórico, as experiências estéticas do Homem e o sentido gnosiológico da Arte, no campo do ensino de História pautado por princípios de uma educação estética, dialogando especialmente com Luiz Giani (2010), Azemar Soares Junior (2019) e Consuelo Schlichta (2006). Como prática metodológica para este trabalho, optamos pelo método de Estudo de Caso, buscando com esta escolha, estabelecer um diálogo com os sujeitos sociais que compõem nosso campo de investigação, propondo produzir colaborativamente novos conhecimentos sobre a educação, em especial sobre as possibilidades de uma educação estética para o ensino de História, pautado pela Arte enquanto linguagem de aprendizado. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo central compreender como professores e professoras de História do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) têm se apropriado das diversas linguagens artísticas em suas práticas de ensino, para uma educação estética no âmbito do ensino de História na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentO ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Arte; Educação estética; Estéticapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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