
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PASSOS, Antônio Wanderley Cal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-24T14:40:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-24T14:40:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734819 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A proposta de um ensino de História pautado por uma educação estética, além de trazer a arte enquanto registro e fonte histórica, também apresenta a arte enquanto elemento formativo, propondo estabelecer conexões entre o saber racional, que produz um estuário de significados conceituais, alicerçados por um legítimo rigor científico-metodológico, com a Arte, lugar onde somos estimulados a viver nossas experiências com o mundo sensível, sem restringir-se à linearidade da razão. Desta forma, o objeto de estudo desta dissertação começa a ser pensado, tendo o entendimento de que, apesar de já estarmos na terceira década do século XXI, ainda vivenciamos um modelo educacional que, na maioria das vezes, mantém-se preso a uma prática docente que concebe um modelo de aprendizagem homogênea e tecnicista, em que professor e o aluno se configuram como meros reprodutores de um determinado conhecimento escolar. Essa prática educacional, que equivocadamente estabelece uma dicotomia entre Razão e Emoção, entendendo estas duas dimensões humanas como polos antagônicos e irreconciliáveis, ainda hoje estrutura e ordena boa parte das práticas educacionais escolares. Como forma de discutir o lugar da Estética e da Arte na formação humana, esta investigação utiliza como referência, os pensadores Leandro Konder e Adolfo Vázquez, propondo refletir, a partir das premissas que embasam o Materialismo Histórico, as experiências estéticas do Homem e o sentido gnosiológico da Arte, no campo do ensino de História pautado por princípios de uma educação estética, dialogando especialmente com Luiz Giani (2010), Azemar Soares Junior (2019) e Consuelo Schlichta (2006). Como prática metodológica para este trabalho, optamos pelo método de Estudo de Caso, buscando com esta escolha, estabelecer um diálogo com os sujeitos sociais que compõem nosso campo de investigação, propondo produzir colaborativamente novos conhecimentos sobre a educação, em especial sobre as possibilidades de uma educação estética para o ensino de História, pautado pela Arte enquanto linguagem de aprendizado. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo central compreender como professores e professoras de História do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) têm se apropriado das diversas linguagens artísticas em suas práticas de ensino, para uma educação estética no âmbito do ensino de História na educação básica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Arte; Educação estética; Estética | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ARTE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Antônio Cal - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734819/2/Dissertação - Antônio Cal - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons