HISTÓRIA E LITERATURA NA SALA DE AULA: OLHARES DE JORGE AMADO SOBRE A PENÍNSULA DE ITAPAGIPE (SALVADOR-BA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Joelma Maltez de Sá Dominguez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-24T14:46:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-24T14:46:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA E LITERATURA NA SALA DE AULA: OLHARES DE JORGE AMADO SOBRE A PENÍNSULA DE ITAPAGIPE (SALVADOR-BA)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734801-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre o ensino de História Local e a Literatura amadiana, tendo em vista, na busca por uma aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante ao incentivar leituras, análises de fontes históricas e valorizações de diferentes memórias. A pesquisa consistiu em promover o estudo da Literatura de Jorge Amado como fonte histórica, atentando-se para as narrativas sobre a Península de Itapagipe, localizada na Cidade Baixa em Salvador-BA. A partir da retomada de algumas reflexões sobre o ensino de História e a relação entre História e Literatura, é destacado o potencial didático das narrativas literárias para o ensino de História Local por meio de quatro obras de Jorge Amado, todas publicadas entre as décadas de 1930 e 1950: "Mar Morto" (1936), "Capitães de Areia" (1937), "Bahia de Todos os Santos, Guia de Ruas e Mistérios" (1945) e 'A Morte e Morte de Quincas Berro D’água" (1959). Tais obras retratam o cotidiano em Salvador nesse período, evidenciando lugares e sujeitos invisibilizados nas práticas tradicionais de ensino da disciplina de História. Além disso, foi proposta como solução mediadora de conhecimento, tendo por referência os pressupostos estabelecidos por Isabel Barca (2004), uma aula-oficina – "Pelas ruas de Itapagipe: histórias contadas por Amado e por nós" – planejada para o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estaudual Presciliano Silva, mas que pode ser adaptada para outras séries. Por fim, são discutidos os resultados da aplicação das aulas-oficinas e são disponibilizados os passos para que outros docentes utilizem em suas práticas pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,0MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Literatura; Jorge Amado; História Local; Itapagipe.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E LITERATURA NA SALA DE AULA: OLHARES DE JORGE AMADO SOBRE A PENÍNSULA DE ITAPAGIPE (SALVADOR-BA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons