Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Joelma Maltez de Sá Dominguez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-24T14:46:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-24T14:46:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA E LITERATURA NA SALA DE AULA: OLHARES DE JORGE AMADO SOBRE A PENÍNSULA DE ITAPAGIPE (SALVADOR-BA) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734801 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre o ensino de História Local e a Literatura amadiana, tendo em vista, na busca por uma aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante ao incentivar leituras, análises de fontes históricas e valorizações de diferentes memórias. A pesquisa consistiu em promover o estudo da Literatura de Jorge Amado como fonte histórica, atentando-se para as narrativas sobre a Península de Itapagipe, localizada na Cidade Baixa em Salvador-BA. A partir da retomada de algumas reflexões sobre o ensino de História e a relação entre História e Literatura, é destacado o potencial didático das narrativas literárias para o ensino de História Local por meio de quatro obras de Jorge Amado, todas publicadas entre as décadas de 1930 e 1950: "Mar Morto" (1936), "Capitães de Areia" (1937), "Bahia de Todos os Santos, Guia de Ruas e Mistérios" (1945) e 'A Morte e Morte de Quincas Berro D’água" (1959). Tais obras retratam o cotidiano em Salvador nesse período, evidenciando lugares e sujeitos invisibilizados nas práticas tradicionais de ensino da disciplina de História. Além disso, foi proposta como solução mediadora de conhecimento, tendo por referência os pressupostos estabelecidos por Isabel Barca (2004), uma aula-oficina – "Pelas ruas de Itapagipe: histórias contadas por Amado e por nós" – planejada para o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estaudual Presciliano Silva, mas que pode ser adaptada para outras séries. Por fim, são discutidos os resultados da aplicação das aulas-oficinas e são disponibilizados os passos para que outros docentes utilizem em suas práticas pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Literatura; Jorge Amado; História Local; Itapagipe. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA E LITERATURA NA SALA DE AULA: OLHARES DE JORGE AMADO SOBRE A PENÍNSULA DE ITAPAGIPE (SALVADOR-BA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons