Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Ruy Damasceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T17:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T17:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Ruy_Damasceno_Miranda_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734720 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nessa dissertação desenvolvo uma análise sociológica das ações dos diversos interlocutores da comunidade escolar diante das práticas de automutilação dos estudantes da Escola de Ensino Médio Monsenhor José Carneiro da Cunha, do município de Chaval-Ceará. O público-alvo são os professores no tocante ao trabalho de acolhimento a estudantes praticantes da automutilação, no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma. O objetivo geral deste trabalho é analisar os discursos e as ações dos professores diante das práticas de automutilação entre seus estudantes, partindo de uma experiência etnográfica vivida por mim em ambiente de trabalho, trazendo um caráter subjetivo a forma como o problema é observado, vivenciado, experimentado, interpretado e descrito. Discussões teóricas como a de Le Breton (1992) sobre a sociologia do corpo e a de Dayrel (2007) sobre juventude e escola fazem a fundamentação teórica. Foi utilizada metodologia qualitativa contando com as técnicas de observação flutuante e entrevistas semiestruturadas com roteiro de entrevista. A partir das respostas dos interlocutores e das observações feitas em campo temos como resultado a percepção de que inovações curriculares empreendidas pela Secretaria Estadual da Educação do Ceará impactaram o trabalho dos professores dessa escola, de forma a voltar as suas atenções para questões relacionadas à Saúde Emocional, demandadas pelos estudantes. Elabora-se um perfil de professor adequado a essas inovações curriculares que se aproxima do perfil praticado pelos professores de Sociologia. Dessa forma, concluímos fazendo apontamento como a disciplina de Sociologia pode, à luz dessas inovações curriculares, fazer investimentos em estudos sobre saúde emocional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde emocional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | automutilação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | MENINOS QUE SE CORTAM: REFLEXÕES SOBRE O ACOLHIMENTO DE JOVENS QUE PRATICAM A AUTOMUTILAÇÃO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Ruy_Damasceno_Miranda_Dissertação.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734720/2/TCC_ Ruy_Damasceno_Miranda_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons