ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.M. DR. JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Inês Mara da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-21T15:57:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-21T15:57:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Inês_Mara_da_Silva_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734719-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Sociologia passou por diversos contextos e obstáculos em seu processo de inclusão na Educação Básica, desenvolvendo, assim, um contexto histórico marcado por luta e resistência na Educação. Diante disso, o presente trabalho volta-se para uma pesquisa teórica e prática do ensino de Sociologia na Educação Básica, especificamente dedicada ao ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos, tendo como lócus a E.E.M. Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada no distrito de Jordão, em Sobral - CE. A proposta para esta pesquisa é analisar o Ensino de Sociologia na EJA e, a partir dessa análise, elaborar estratégias de ensino estruturadas em um plano de ação que viabilize trabalhar nas aulas de sociologia, práticas metodológicas que contribuam para o ensino de sociologia e melhor compreensão da disciplina na modalidade EJA. Optou-se pela abordagem qualitativa com a utilização de diferentes técnicas, dentre elas: entrevistas semiestruturadas, observações e rodas de conversas, as quais contribuíram para a obtenção dos resultados desta pesquisa. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se pautada em referencial teórico, tendo como alguns dos aportes Moreno (2008), Freire (1996), Bariane (2004), Dubet (2008), Gasparin (2011), Tomazi (2004), Sarandy (2001), Handfas (2009) e Saviani (2009), que proporcionaram um diálogo entre o ensino de Sociologia e a Educação de Jovens e Adultos, nos possibilitando perceber problemáticas, bem como possibilidades de melhorias para o ensino de Sociologia. A partir, também, da participação dos educandos em discussões referentes às metodologias, práticas e conteúdos aplicados nas aulas dessa disciplina e da contribuição dos diálogos empreendidos com o professor dessa modalidade, foi possível construir uma base prática para a realização deste trabalho. Por fim, tomando como base as análises concretizadas, realizou-se a elaboração de um plano de ação com organização de conteúdos e temáticas que possam ser trabalhados nas aulas de Sociologia, tendo como finalidade contribuir para o avanço do ensino e para uma melhor compreensão dessa disciplina pelo público contemplado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent872 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.M. DR. JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologia - Profsociopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons