Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Inês Mara da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T15:57:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T15:57:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Inês_Mara_da_Silva_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Sociologia passou por diversos contextos e obstáculos em seu processo de inclusão na Educação Básica, desenvolvendo, assim, um contexto histórico marcado por luta e resistência na Educação. Diante disso, o presente trabalho volta-se para uma pesquisa teórica e prática do ensino de Sociologia na Educação Básica, especificamente dedicada ao ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos, tendo como lócus a E.E.M. Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada no distrito de Jordão, em Sobral - CE. A proposta para esta pesquisa é analisar o Ensino de Sociologia na EJA e, a partir dessa análise, elaborar estratégias de ensino estruturadas em um plano de ação que viabilize trabalhar nas aulas de sociologia, práticas metodológicas que contribuam para o ensino de sociologia e melhor compreensão da disciplina na modalidade EJA. Optou-se pela abordagem qualitativa com a utilização de diferentes técnicas, dentre elas: entrevistas semiestruturadas, observações e rodas de conversas, as quais contribuíram para a obtenção dos resultados desta pesquisa. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se pautada em referencial teórico, tendo como alguns dos aportes Moreno (2008), Freire (1996), Bariane (2004), Dubet (2008), Gasparin (2011), Tomazi (2004), Sarandy (2001), Handfas (2009) e Saviani (2009), que proporcionaram um diálogo entre o ensino de Sociologia e a Educação de Jovens e Adultos, nos possibilitando perceber problemáticas, bem como possibilidades de melhorias para o ensino de Sociologia. A partir, também, da participação dos educandos em discussões referentes às metodologias, práticas e conteúdos aplicados nas aulas dessa disciplina e da contribuição dos diálogos empreendidos com o professor dessa modalidade, foi possível construir uma base prática para a realização deste trabalho. Por fim, tomando como base as análises concretizadas, realizou-se a elaboração de um plano de ação com organização de conteúdos e temáticas que possam ser trabalhados nas aulas de Sociologia, tendo como finalidade contribuir para o avanço do ensino e para uma melhor compreensão dessa disciplina pelo público contemplado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 872 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.M. DR. JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Inês_Mara_da_Silva_Dissertação.pdf | 867,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734719/2/TCC_ Inês_Mara_da_Silva_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons