Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Elcinei Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T15:00:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T15:00:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Elcinei_Oliveira_Barreto_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734706 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a prática docente utilizada pelos professores que lecionam sociologia na modalidade da educação de jovens e adultos em Sobral-Ce. Os procedimentos metodológicos para a realização dessa pesquisa se deram através da divisão de etapas, em que foram realizados estudos bibliográficos, estudos documentais e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Com base nas análises e estudos obtidos por meio desses procedimentos, os resultados elencados através da investigação realizada apontam que: a atribuição do docente de Sociologia na escola, por intermédio do entendimento gerado pelas Ciências Sociais, além de possibilitar ao discente a percepção dos acontecimentos sociais, é fazer com que eles se entendam como atores sociais aptos de modificar a sociedade em que vivenciamos; a maior parte dos docentes de sociologia está na ocupação pelo gosto de exercê-la. No entanto, sua satisfação profissional não é plena por conta das más circunstâncias de execução de seu trabalho docente e da falta de averiguação social da profissão. Desse modo pode-se destacar que a pesquisa foi concluída, mas não esgotamos a possibilidade de prosseguir este argumento epistemológico, renovamos que é necessária persistência dos docentes a sua prática de ensino, reverenciando sua participação no espaço educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 740 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE E A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Elcinei_Oliveira_Barreto_Dissertação.pdf | 744 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734706/2/TCC_ Elcinei_Oliveira_Barreto_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons