O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE E A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Elcinei Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-21T15:00:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-21T15:00:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Elcinei_Oliveira_Barreto_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734706-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a prática docente utilizada pelos professores que lecionam sociologia na modalidade da educação de jovens e adultos em Sobral-Ce. Os procedimentos metodológicos para a realização dessa pesquisa se deram através da divisão de etapas, em que foram realizados estudos bibliográficos, estudos documentais e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Com base nas análises e estudos obtidos por meio desses procedimentos, os resultados elencados através da investigação realizada apontam que: a atribuição do docente de Sociologia na escola, por intermédio do entendimento gerado pelas Ciências Sociais, além de possibilitar ao discente a percepção dos acontecimentos sociais, é fazer com que eles se entendam como atores sociais aptos de modificar a sociedade em que vivenciamos; a maior parte dos docentes de sociologia está na ocupação pelo gosto de exercê-la. No entanto, sua satisfação profissional não é plena por conta das más circunstâncias de execução de seu trabalho docente e da falta de averiguação social da profissão. Desse modo pode-se destacar que a pesquisa foi concluída, mas não esgotamos a possibilidade de prosseguir este argumento epistemológico, renovamos que é necessária persistência dos docentes a sua prática de ensino, reverenciando sua participação no espaço educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent740 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE E A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologia - Profsociopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons