SOCIOLOGIA, LITERATURA E DESIGUALDADE SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO, ITAREMA/CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Paulo Sérgio Batalha da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-21T14:20:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-21T14:20:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Paulo_Sérgio_Batalha_da_Silva_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734703-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma intervenção pedagógica, que se desenvolveu por meio de uma sequência didática, para tanto se realizou um trabalho interdisciplinar, que relaciona de forma coerente Sociologia e Literatura, com o objetivo de discutir como os jovens da EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto compreendem a desigualdade social, discutindo suas percepções sobre esse tema e possíveis implicações em suas vidas cotidianas, abordando como os jovens percebem a realidade, da qual fazem parte e contribuem para manutenção ou superação dos problemas vivenciados, além de desenvolver a imaginação sociológica, o estranhamento e a desnaturalização da desigualdade social. A ideia inicial se deu a partir da necessidade de discutir e compreender a realidade cotidiana, por meio da leitura e análise das obras literárias, por isso a discussão proposta tem como pano de fundo as obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Seara Vermelha, de Jorge Amado. O trabalho se divide em três etapas e capítulo, o primeiro apresenta uma discussão teórica sobre Sociologia e Literatura; o segundo apresenta a sequência didática e o último as produções e resultados obtidos com a aplicação da sequência didática. A metodologia do trabalho se orienta a partir da pesquisa bibliográfica e qualitativo, inspirado em autores, como Candido (2006), Frigotto (2008), Gasparin (2012), Mills (1965) e outros, em que se busca um trabalho orientado pela pedagogia histórico-crítico, sobretudo na elaboração e realização da sequência didática, que é o ponto principal do trabalho. Os resultados obtidos ao final da sequência didática destacam as possibilidades do fazer pedagógico possível por meio da Sociologia da Literatura, além de reforçar o caráter protagonista e mostrar as habilidades e potencialidades dos discentes, pois puderam discutir o tema da desigualdade social, por meio das leituras e aulas propostas, contribuindo para se reconhecerem e compreenderem melhor o cotidiano que os rodeia. As considerações finais apontam para a possibilidades e desafios do trabalho interdisciplinar; concretizam as produções dos estudantes e evidenciam que a escola é um campo propício para a pesquisa e formação continuada dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleSOCIOLOGIA, LITERATURA E DESIGUALDADE SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO, ITAREMA/CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologia - Profsociopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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