Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Paulo Sérgio Batalha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T14:20:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T14:20:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Paulo_Sérgio_Batalha_da_Silva_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734703 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica, que se desenvolveu por meio de uma sequência didática, para tanto se realizou um trabalho interdisciplinar, que relaciona de forma coerente Sociologia e Literatura, com o objetivo de discutir como os jovens da EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto compreendem a desigualdade social, discutindo suas percepções sobre esse tema e possíveis implicações em suas vidas cotidianas, abordando como os jovens percebem a realidade, da qual fazem parte e contribuem para manutenção ou superação dos problemas vivenciados, além de desenvolver a imaginação sociológica, o estranhamento e a desnaturalização da desigualdade social. A ideia inicial se deu a partir da necessidade de discutir e compreender a realidade cotidiana, por meio da leitura e análise das obras literárias, por isso a discussão proposta tem como pano de fundo as obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Seara Vermelha, de Jorge Amado. O trabalho se divide em três etapas e capítulo, o primeiro apresenta uma discussão teórica sobre Sociologia e Literatura; o segundo apresenta a sequência didática e o último as produções e resultados obtidos com a aplicação da sequência didática. A metodologia do trabalho se orienta a partir da pesquisa bibliográfica e qualitativo, inspirado em autores, como Candido (2006), Frigotto (2008), Gasparin (2012), Mills (1965) e outros, em que se busca um trabalho orientado pela pedagogia histórico-crítico, sobretudo na elaboração e realização da sequência didática, que é o ponto principal do trabalho. Os resultados obtidos ao final da sequência didática destacam as possibilidades do fazer pedagógico possível por meio da Sociologia da Literatura, além de reforçar o caráter protagonista e mostrar as habilidades e potencialidades dos discentes, pois puderam discutir o tema da desigualdade social, por meio das leituras e aulas propostas, contribuindo para se reconhecerem e compreenderem melhor o cotidiano que os rodeia. As considerações finais apontam para a possibilidades e desafios do trabalho interdisciplinar; concretizam as produções dos estudantes e evidenciam que a escola é um campo propício para a pesquisa e formação continuada dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA, LITERATURA E DESIGUALDADE SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO, ITAREMA/CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Paulo_Sérgio_Batalha_da_Silva_Dissertação.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734703/2/TCC_ Paulo_Sérgio_Batalha_da_Silva_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons