Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Frota, Edlane Mendes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T14:13:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T14:13:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Edlane_Mendes_da_Frota_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734702 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes, e procura analisar algumas práticas escolares perante as diferenças de gênero na escola citada. Para tanto “diferenças” e “gênero” são dois conceitos fundamentais. Avtar Brah apresenta a diferença como uma categoria, por vezes, relacional e variável. Tomaz Tadeu da Silva chama atenção para a construção social que envolve reconhecer as diferenças. Estes e outros autores citados mencionam que a desigualdade pode ser ocasionada pela hierarquia entre as diferenças, o que envolve reconhecê-las em amplas relações de poder. Já o conceito de gênero apresentado por Guacira Lopes Louro e outros autores, é percebido como algo além de diferenças biológicas de sexo, reconhecendo a construção social como um fator determinante para seu entendimento. Para desenvolver esta pesquisa, de caráter sobretudo qualitativa, do tipo etnográfico em educação, foram utilizados a observação participante, entrevistas, grupos focais e analises de documentos. Inferiu-se que a maioria das práticas escolares desenvolvidas dependem do perfil de estudantes e professores, sendo uns mais respeitosos que outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diferenças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas escolares | pt_BR |
Título: dc.title | DIFERENÇAS DE GÊNERO NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TANCREDO NUNES DE MENEZES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Edlane_Mendes_da_Frota_Dissertação.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734702/2/TCC_ Edlane_Mendes_da_Frota_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons