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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Gustavo Nogueira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Rosiane Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T13:42:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T13:42:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734701 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Ciência Ambiental tem reunido os vários campos disciplinares numa empreitada ambiciosa de compreender a relação do homem com o seu meio e apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas ambientais advindos dessa relação, os quais têm impactado os ecossistemas, a biosociodiversidade e contribuído sobremaneira para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Este livro é fruto de discussões e pesquisas, envolvendo pesquisadores e profissionais, originalmente da Biologia, Química, Física, Geologia, Matemática, Sociologia, Antropologia, Linguística, Ciências da Educação, e de Programas de Pós-graduação na Área de Ciências Ambientais, traduzindo um esforço multi e interdisciplinar na análise dos problemas ambientais, que é próprio da Ciência Ambiental. Os artigos que reunimos nesta Coletânea somam esforços na compreensão da natureza e da sociedade nessas primeiras décadas do século XXI, agregando valor para a Ciência Ambiental. Alguns artigos são oriundos de trabalhos de conclusão de Cursos de Especialização, de Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado e outros da análise e reflexão de pesquisadores de Ciências Ambientais. Todos os artigos apresentam uma leitura atual das questões ambientais, apontando para inovações produzidas nas mais diversas áreas do conhecimento científico, analisadas a partir de referenciais teórico-metodológicos, com aplicações e descobertas realizadas na última década de nosso conhecimento. No capítulo I, tratamos do ensino científico das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti: uma abordagem transversal sobre a dengue, febre amarela, Chikungunya e Zika em aulas de Ciências, onde se compreende que o investimento inicial precisa ser realizado no âmbito educacional. A escola é, por assim dizer, um lugar de formação de hábitos a serem repetidos pela vida afora. O espaço escolar é o mais privilegiado ambiente para mobilização da comunidade no combate ao vetor Aedes aegypti. No capítulo II, tratamos sobre a Física e sensoriamento remoto ambiental: do satélite Tiros-1 ao Carcará. Por meio deste trabalho pode-se constatar o esforço de várias nações com o objetivo de defender a natureza em nosso planeta e os recursos naturais de que tanto dependemos, e, portanto, temos o dever de preservar. Os satélites de monitoramento contribuem tanto para mostrar o que o homem tem feito ao planeta, como para, em caso de agressões e desastres ambientais, gerar produtos – dados e imagens – acerca de gerenciamento de recursos, vigilância e detecção de processos sobre a terra, os oceanos e atmosfera, que possam embasar e orientar tomada de decisões que possam apoiar ações em defesa dos direitos do cidadão e do nosso ambiente natural. No capítulo III, tratamos da importância dos Ortofosfatos de Lítio: arranjos estruturais, e aplicações luminescentes voltadas ao meio ambiente. Neste apresentamos resultados de literaturas sobre a relevância do estudo sobre as características dos aspectos estruturais, sobre os efeitos dos processos de dopagens envolvendo íons terrestres –raras nos sítios estruturais dos ortofosfatos de lítio. No capítulo IV, tratamos da contaminação do lençol freático por derivados de hidrocarbonetos onde pode acontecer devido à corrosão de tanques de armazenamento e da tubulação que conecta o tanque às bombas de abastecimento de combustível. No capítulo V, abordamos sobre o Método Geofísico da Eletrorresistividade para Localização de Erosão e perfis altamente porosos contendo água, que consiste na aplicação de uma corrente elétrica através de contatos diretos com o solo (eletrodos metálicos). No capítulo VI, falamos sobre a exploração da erosão fluvial por meio do Georadar onde a investigação teve como base o levantamento de medidas tanto na maré baixa como na maré alta e a comparação entre os resultados, como forma de rastrear a penetração de água no terreno trazido pela maré alta, tanto maior quanto mais efetivo o caminho introduzido pelo fenômeno da erosão. No capítulo VII, tratamos do cálculo de Área Utilizada pelos Agricultores de Pacajá, no estado do Pará, Brasil e sua Relação com a Geometria Plana ensinada na escola, onde foi necessário recorrer à perspectiva da pesquisa no campo da Etnomatemática. Nela, ressaltamos que a pesquisa deve levar em consideração as peculiaridades do contexto sociocultural dos sujeitos envolvidos. No capítulo VIII, discutimos a Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais: perspectivas para abordagens na Formação Docente e na Educação Básica, cujo objetivo é apresentar as abordagens sobre as temáticas educação ambiental e a educação para as relações étnico-raciais no contexto da formação docente e na educação básica diante dos percursos legais. No capítulo IX, apresentamos a proposta de um Dicionário Terminológico da Piscicultura na Região Amazônica, cujo objetivo é analisar alguns termos do campo semântico da engorda, uma das etapas de produção que tem o objetivo de estabelecer o desenvolvimento em tamanho, peso, qualidade da carne para a comercialização do pescado. No capítulo X analisamos a Pesca Artesanal no estado do Pará, a partir de um estudo no Distrito de Monsarás, na Ilha do Marajó, onde se propôs diagnosticar a condição socioeconômicas da comunidade e sua relação com o meio ambiente a partir da caracterização da atividade pesqueira. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
| Título: dc.title | Ciência ambiental: avanços tecnológicos, perspectivas sociais e os problemas causados pela intervenção humana (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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