“TIA, HOJE TEM ENCONTRO?”: DIDÁTICAS PARA DISCUTIR GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBôto, Rosângela Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-20T18:54:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-20T18:54:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Rosângela_Moreira_Bôto_Sequência_Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734687-
Resumo: dc.description.abstractEsta proposta de intervenção pedagógica tem como enfoque produzir uma sequência didática que contribua para a melhoria da atividade do(a) professor(a) de Sociologia nas discussões de gênero e sexualidades, tendo como referência uma escola de ensino médio profissionalizante localizada na cidade de Massapê, no interior do Estado do Ceará. Os debates das questões de gênero e sexualidade na escola são fundamentais para o reconhecimento e o respeito à diversidade, para o enfrentamento das muitas formas de violência contra mulheres heterossexuais e LGBT e para a produção de políticas afirmativas no âmbito escolar. O objetivo geral desta proposta de intervenção pedagógica consiste em discutir algumas questões que orbitam e atravessam a problemática do gênero a partir de uma sequência de aulas que possibilitem aperfeiçoar o trabalho do (a) professor(a) de Sociologia da escola básica. Os objetivos específicos compreendem: 1) a elaboração de uma sequência didática que permita ao docente de Sociologia aprimorar suas práticas de sala de aula dentro do campo do conhecimento gênero; 2) a valorização da prática social, bem como dos anseios dos(as) estudantes no que concerne a esse tema; 3) o estímulo ao protagonismo e à autonomia intelectual do(a) aluno(a) ao tornar-lhe parte integrante e fundamental deste projeto de intervenção pedagógica; 4) oferecer ao(a) aluno(a) ferramentas científicas para pensar e transformar a realidade social em que ele(a) está inserido(a). A metodologia consiste em uma análise qualitativa e envolve a elaboração e análise da intervenção pedagógica por meio da observação e registro dos encontros. A sequência didática segue a linha da pedagogia histórico-crítica proposta por GASPARIN(2015) e está dividida em três etapas: 1a) planejamento das ações, pesquisa exploratória a fim de conhecer melhor os(as) estudantes e o que eles(as) sabem e anseiam saber sobre gênero, apresentação geral do projeto e inscrições; 2a) Apresentação detalhada do projeto de intervenção, horários, duração e local dos encontros; discussão de conceitos e teorias, seguidas de dinâmicas que funcionaram como um pano de fundo para a escolha dos temas específicos a serem discutidos; 3a) definição dos temas específicos e dinâmicas. A avaliação se deu nas três etapas desta sequência didática. Os (as) estudantes puderam perceber que a violência impetrada contra mulheres heterossexuais e LGBT é fruto das relações assimétricas de poder, construídas histórica e culturalmente, fundamentadas no patriarcado. Como professora de Sociologia, pude constatar a urgência deste debate na escola, pois estamos distantes de experienciar relações sociais equânimes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAluno (a). Escolapt_BR
Título: dc.title“TIA, HOJE TEM ENCONTRO?”: DIDÁTICAS PARA DISCUTIR GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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