Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira Júnior, Francisco Stenio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-20T18:16:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-20T18:16:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Francisco_Stenio_Nogueira_Júnior_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734674 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi praticar um exercício de alteridade de se conectar ao que afeta musicalmente o estudante e construir uma possibilidade de reflexão acerca do que eles consomem em termos de música, para então produzir um material didático capaz de gerar mais interação entre os sujeitos, nas aulas de Sociologia da educação básica. Através da observação flutuante busquei captar o gosto musical dos alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Francisco das Chagas, localizada na cidade de Santana do Acaraú, região norte do Estado do Ceará. Durante os intervalos das aulas recorri à agenda, utilizada como diário de campo, para observar e interagir com os estudantes. O período de observação aconteceu durante a minha permanência nesta escola como professor de Sociologia, no ano letivo de 2017 e 2018, e à partir da captação destas músicas passei a elaborar uma cartilha com conteúdo de Sociologia baseado nestas canções. No material didático redigido em forma de cartilha foi possível discutir a questão do assédio nas letras de sertanejo universitário, no primeiro capítulo. A música trem- bala, de Ana Vilela, forneceu subsídio para tratarmos da positividade tóxica em uma visão de Foucault e Byung Chul Han, no segundo capítulo. A artista trans Pabllo Vittar também figurou entre as canções que os estudantes escutaram e um capítulo sobre questão de gênero foi desenvolvido a partir da sua escuta. A cantora carioca Anitta possibilitou uma discussão sobre a globalização e o termo Glocal, ela também foi bastante ouvida pelos estudantes durante os anos de observação. E por último trouxe o conceito de Indústria Cultural, de Theodor Adorno, para discutir o fenômeno K-Pop, através da banda coreana BTS. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
Título: dc.title | O GOSTO MUSICAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO ELEMENTO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Francisco_Stenio_Nogueira_Júnior_Dissertação.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734674/2/TCC_ Francisco_Stenio_Nogueira_Júnior_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons