DESNATURALIZANDO E ESTRANHANDO A EVASÃO ESCOLAR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO (EEM) DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Maria Mônica Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-20T18:02:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-20T18:02:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Maria_Mônica_Sousa_Leal_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734673-
Resumo: dc.description.abstractUm dos grandes desafios da escola pública brasileira é manter, atendendo aos anseios da sociedade em geral, adolescentes e jovens devidamente matriculados e frequentando o ambiente escolar. A escola, ao mesmo tempo que passa por transformações, na tentativa de se alinhar ao universo de adolescentes e jovens do mundo moderno, influenciados pela Era Digital e pela cultura de massa, enfrenta dificuldades enormes de mantê-los estudando adequadamente. Atualmente, uma dessas grandes dificuldades é a ampliação das desigualdades sociais em tempos de pandemia mundial de COVID-19. A partir de uma proposta de intervenção pedagógica sobre o tema da evasão escolar em contexto pandêmico, este trabalho contou com uma pesquisa de metodologia qualitativa e apresentou como objetivo analisar os fatores que envolvem o fenômeno social da evasão e sua relação com as desigualdades sociais no contexto da pandemia de COVID-19, pensando em termos pedagógicos, buscamos entender de que modo a disciplina de Sociologia pode abordar o fenômeno estudado junto aos jovens do ensino médio na EEM Dr. João Ribeiro Ramos, em Sobral-CE. A partir de uma triangulação metodológica, a pesquisa foi realizada com os seguintes procedimentos: entrevistas semiestruturadas com os alunos que deixaram de estudar durante a pandemia, em 2020, análise de documentos institucionais (Ata dos Resultados Finais da EscolaCampo, Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep) e observação flutuante, a partir de observações do cotidiano da escola, de forma remota. De acordo com Sonia Riffel e Vilmar Malacarne, por evasão, no sentido mais simples do termo, compreendemos como o ato de evadirse, fugir, abandonar, sair, desistir e não permanecer em algum lugar. Quando se trata de evasão escolar, entendemos como a fuga ou abandono da escola em função da realização de outra atividade. A mais, a diferença entre evasão e abandono escolar foi utilizada pelo Inep (1998), segundo o qual “abandono” significa a situação em que o aluno se desliga da escola, mas retorna no ano seguinte; enquanto na “evasão”, o aluno sai da escola e não volta mais para o sistema escolar. Este fenômeno escolar e não escolar, para fazer alusão à Marília Sposito, traz, em seus bastidores, profundas questões relacionadas às desigualdades sociais existentes. Partindo da desnaturalização e do estranhamento que o ensino de Sociologia traz ao ambiente escolar, analisamos a evasão, problematizando esse fenômeno social e descortinando o entrelaçamento de desigualdades que o acarretam, além das reflexões acerca do objeto de estudo aqui apresentado, na atual crise sanitária que tem afetado o Brasil e o mundo no ano de 2020.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,33 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
Título: dc.titleDESNATURALIZANDO E ESTRANHANDO A EVASÃO ESCOLAR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO (EEM) DR. JOÃO RIBEIRO RAMOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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