Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Maria Mônica Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-20T18:02:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-20T18:02:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Maria_Mônica_Sousa_Leal_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734673 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos grandes desafios da escola pública brasileira é manter, atendendo aos anseios da sociedade em geral, adolescentes e jovens devidamente matriculados e frequentando o ambiente escolar. A escola, ao mesmo tempo que passa por transformações, na tentativa de se alinhar ao universo de adolescentes e jovens do mundo moderno, influenciados pela Era Digital e pela cultura de massa, enfrenta dificuldades enormes de mantê-los estudando adequadamente. Atualmente, uma dessas grandes dificuldades é a ampliação das desigualdades sociais em tempos de pandemia mundial de COVID-19. A partir de uma proposta de intervenção pedagógica sobre o tema da evasão escolar em contexto pandêmico, este trabalho contou com uma pesquisa de metodologia qualitativa e apresentou como objetivo analisar os fatores que envolvem o fenômeno social da evasão e sua relação com as desigualdades sociais no contexto da pandemia de COVID-19, pensando em termos pedagógicos, buscamos entender de que modo a disciplina de Sociologia pode abordar o fenômeno estudado junto aos jovens do ensino médio na EEM Dr. João Ribeiro Ramos, em Sobral-CE. A partir de uma triangulação metodológica, a pesquisa foi realizada com os seguintes procedimentos: entrevistas semiestruturadas com os alunos que deixaram de estudar durante a pandemia, em 2020, análise de documentos institucionais (Ata dos Resultados Finais da EscolaCampo, Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep) e observação flutuante, a partir de observações do cotidiano da escola, de forma remota. De acordo com Sonia Riffel e Vilmar Malacarne, por evasão, no sentido mais simples do termo, compreendemos como o ato de evadirse, fugir, abandonar, sair, desistir e não permanecer em algum lugar. Quando se trata de evasão escolar, entendemos como a fuga ou abandono da escola em função da realização de outra atividade. A mais, a diferença entre evasão e abandono escolar foi utilizada pelo Inep (1998), segundo o qual “abandono” significa a situação em que o aluno se desliga da escola, mas retorna no ano seguinte; enquanto na “evasão”, o aluno sai da escola e não volta mais para o sistema escolar. Este fenômeno escolar e não escolar, para fazer alusão à Marília Sposito, traz, em seus bastidores, profundas questões relacionadas às desigualdades sociais existentes. Partindo da desnaturalização e do estranhamento que o ensino de Sociologia traz ao ambiente escolar, analisamos a evasão, problematizando esse fenômeno social e descortinando o entrelaçamento de desigualdades que o acarretam, além das reflexões acerca do objeto de estudo aqui apresentado, na atual crise sanitária que tem afetado o Brasil e o mundo no ano de 2020. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de COVID-19 | pt_BR |
Título: dc.title | DESNATURALIZANDO E ESTRANHANDO A EVASÃO ESCOLAR EM CONTEXTO PANDÊMICO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO (EEM) DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Maria_Mônica_Sousa_Leal_Dissertação.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734673/2/TCC_ Maria_Mônica_Sousa_Leal_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons