Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Emanueli Decezaro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mistura, Clóvia Marozzin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-19T23:28:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-19T23:28:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi preparado para ser utilizado como material de apoio para professores de Matemática da educação básica, referente ao objeto de aprendizagem: “funções matemáticas”, mais especificamente, funções polinomiais do 1º grau. Esta cartilha é vinculada à dissertação de mestrado, intitulada: “Função Polinomial do 1º grau: uma proposta pedagógica a partir de uma UEPS contextualizada com o biodiesel”, de autoria de Emanueli Decezaro Gonçalves, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli e Coorientação da Profa. Dra. Clóvia Marozzin Mistura. Sendo parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), linha de pesquisa: Práticas Educativas no Ensino de Ciências e Matemática. A escolha da temática advém do interesse de aplicar novas metodologias, a partir de um ensino contextualizado voltado para uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, aqui é apresentado um material que tem como tema transversal o biodiesel (biocombustível) para o ensino de funções por meio de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) permeada por TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), buscando uma interpelação entre as áreas da Matemática e das Ciências (Química como tema conceitual). Alguns estudantes têm dificuldades em aprender conceitos matemáticos, ou estão acostumados a copiar e memorizar os conteúdos dados para realizar uma avaliação, e após são, geralmente, esquecidos. Moreira (2009) afirma que essa é a forma histórica de ensinar e aprender, baseada no discurso do professor e na aprendizagem memorística do estudante. Para avançar neste cenário, sugere-se inserir no planejamento do docente uma sequência didática facilitadora para a aprendizagem significativa. Partindo deste viés, Moreira (2011), que baseia seus estudos na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), desenvolve a estratégia conhecida como UEPS, que está apresentada nesta cartilha. A sequência didática (UEPS) está dividida em oito etapas, as quais contemplam: 1: tópico específico; 2: avaliação diagnóstica como ferramenta de análise dos conhecimentos prévios do(a) discente; 3: situação-problema contextualizada; 4: diferenciação progressiva; 5: reconciliação integradora; 6: situações-problema com nível mais alto de complexidade em relação às situações anteriores; 7: avaliação do desempenho dos estudantes; e o 8: avaliação da UEPS. O produto está estruturado na forma de uma UEPS também mediada por tecnologias digitais e contextualizada por meio de um tipo de energia renovável, o biocombustível “biodiesel”, trazendo esta proposta para o ambiente escolar com o objetivo de despertar interesse e auxiliar a construção de conhecimento significativo por parte do discente. O material foi desenvolvido com o propósito de ser de fácil compreensão e utilização por professores de Matemática da educação básica, mais especificamente ensino fundamental. O material está disponível de forma livre on-line para educadores que desejem utilizar o mesmo na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando de acordo com suas necessidades. Por fim, salienta-se que esse material didático foi implementado em uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul (RS) e um breve relato da intervenção será apresentado no capítulo final intitulado “considerações finais”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16635 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | O BIODISIEL NAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS: uma UEPS mediada por meio das TICs | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Final.pdf | 16,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734619/2/Produto educacional Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons