
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Tozetti, Rodrigo Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jacondino, Eduardo Nunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-19T14:26:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-19T14:26:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734558 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Publicado em 06 de julho de 2023. O livro que você, leitor, tem em mãos é fruto de dissertação de mestrado defendida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão –, no Programa de Pós-graduação em Educação, no ano de 2021. Por meio do estudo realizado, buscamos analisar o sistema penitenciário paranaense (1) diante do tema da disciplina imposta aos apenados, por meio do Conselho Disciplinar. Mas por que escolhemos o tema do Conselho Disciplinar? O tema da disciplina? Bem, segundo o relatório (2) efetivado pelo Conselho Nacional do Ministério Público brasileiro, acerca do sistema prisional, no ano de 2019 ocorreram 40.579 faltas disciplinares nas penitenciárias brasileiras. Números que mostram o fato de que a questão da chamada transgressão da disciplina é um problema nevrálgico, existente nas instituições prisionais. Ao analisarmos uma forma específica de ação institucional, prisional, disposta a partir do Conselho Disciplinar - existente em prisões como a localizada na cidade de Francisco Beltrão/Paraná –, buscamos discutir aspectos relacionados às dinâmicas educativo/comportamentais direcionadas aos apenados, que perpassam o fenômeno do encarceramento. Questão singular, que nos remete à existência de uma complexa teia de relações desencadeadas no cotidiano prisional, que delineiam proposições institucionais (o instituído), e resistências atitudinais (o instituinte). Conformando uma situação tensa, que percorre o cotidiano de uma das instituições modernas – a prisão –, que mais tem recebido público no contemporâneo. A título de exemplo, e segundo os dados coletados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em 2017 a população prisional brasileira era de 714.810 presos. Já em 2019 passou a ser de 773.151 presos. Um aumento de 58.341 pessoas presas, em dois anos. Tal fenômeno normalmente vem acompanhado de discursos e, por vezes, de políticas públicas que se voltam a essa problemática social; bem como, por análises que crescem e que delineiam apontamentos voltados a elucidar as questões que constantemente surgem, a partir desse fato social – a prisão –, envolto pela dinâmica do vigiar e punir (imposição de disciplina e da pretensa adoção de certos tipos de comportamento), por meio da execução da pena e do dispêndio de tempo de vida, por parte dos apenados e dos policiais penais, no interior das prisões. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiros | pt_BR |
| Título: dc.title | A educação das pessoas privadas de liberdade, via disciplina prisional (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: