Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Silvéria da Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrent, Nikolas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Eduardo Alexandre Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-18T19:33:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-18T19:33:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra “História: relações de poder, culturas e representações” apresenta artigos científicos de diversas partes do Brasil, bem como aborda temas variados. Contudo, há em comum a noção de que a História é ampla e diversa, tornando-se assim singular diante de outras ciências e com potencial interpretativo fascinante. A era moderna trouxe mudanças significativas nas relações de poder. No século XIX os historiadores esforçaram-se por conceder a História estatuto de legitimidade, no qual as interpretações históricas apresentavam a “verdade”, assim deveriam ser provadas, com datas, fatos e acontecimentos demarcados. Diante disso, a suposta verdade tratava sempre de questões políticas, econômicas e sociais a partir de fontes históricas escritas e oficiais, atribuindo destaque a personagens privilegiados na sociedade – pessoas ricas, grandes nomes políticos, homens e brancos. No entanto, as relações de poder não são estáticas e estão sujeitas a mudanças ao longo do tempo. Da mesma forma, a historiografia está em constante processo de transformação, no qual a verdade absoluta é rechaçada e substituída por interpretações baseadas em vestígios históricos. Assim como diz Michel Foucault, as verdades são construídas em épocas e locais específicos; e essas são consolidadas em meio às relações de poder. E é a partir de tais ligações que se constrói a cultura. No entanto, como os enfrentamentos de poder são constantes, nascem nessa cultura grupos diversos que findam por significar a história em perspectivas diferentes. Desse modo, têm-se a abordagem “História: relações de poder, cultura e representação”. Tal abertura possibilitou a ampliação de abordagens, de fontes históricas e interpretações, abarcando inclusive as representações sociais, culturais, econômicas e as mais variadas formas de poder existentes. Em resumo, a história, as relações de poder, a cultura e as representações estão intrinsecamente conectadas. O estudo desses elementos nos permite compreender como as sociedades se formaram, evoluíram e foram transformadas ao longo do tempo. Além disso, nos ajuda a analisar como as dinâmicas de poder moldam a cultura e como as representações podem ser usadas tanto para perpetuar quanto para desafiar as estruturas sociais. Desta maneira, a obra apresentada neste livro corrobora com a escrita da História atual, na qual as representações midiáticas, as mentalidades de todos os grupos sociais e a diversidade cultural contribuem para a compreensão e interpretação histórica. As discussões apresentadas demonstram a profundidade do debate historiográfico e a importância da interpretação das diversas manifestações culturais. Esperamos que a leitura contribua para sua compreensão crítica e autônoma da História. Boa leitura! | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Título: dc.title | História: relações de poder, cultura e representações (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
historia-relacoes-de-poder-cultura-e-representacoes.pdf | 8.23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734517/1/historia-relacoes-de-poder-cultura-e-representacoes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: