
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Sanches, Márcia Otero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-18T14:21:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-18T14:21:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734440 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | “Contribuições da simulação realística para o ensino em saúde e para a cultura de segurança do paciente” é um livro técnico elaborado a partir de um recorte da tese de Doutorado da autora que escolheu este tema em virtude do seu envolvimento com a montagem do laboratório de simulação da instituição em que atuava em meados da década de 2000. Ele pode ser utilizado por estudantes, profissionais, professores e gestores que queiram entender um pouco mais sobre a história da simulação realística, seus conceitos, a montagem dos cenários e sua condução e que desejem compreender o quanto a metodologia pode contribuir com o ensino e a formação dos profissionais e para o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente tão necessária nas nossas instituições de saúde. A utilização da simulação para as práticas em saúde não é algo novo. É sabido por todos que ela sempre esteve presente nas escolas de formação de profissionais de saúde. Contudo, há anos atrás os simuladores eram bastante rudimentares e não oportunizavam que os estudantes praticassem algumas técnicas em laboratório, o que fazia com que muitas vezes os procedimentos fossem “treinados” entre os próprios estudantes. Era comum vê-los fazendo procedimentos uns nos outros durante as aulas práticas ou chegarem nos estágios sem nunca terem realizado determinada técnica. Não significa dizer que algo semelhante não possa acontecer hoje em dia, mas não será pela falta da existência de simuladores como era há alguns anos. Atualmente talvez um dos principais limitadores, sejam os recursos que as Escolas dispõem para a aquisição dos manequins, pois quanto mais avançados, mais onerosos eles são. É importante levantar essa temática, pois uma vez que as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de profissionais em saúde no Brasil recomendam fortemente o uso de simulação realística, é necessário que os governantes pensem em subsídios para que as Escolas possam adquirir bons simuladores para uso em suas práticas de laboratório, uma vez que a qualidade da formação reflete-se direta e proporcionalmente na qualidade dos serviços de saúde e na assistência prestada ao paciente e disso tudo, não podemos abrir mão. Este livro irá auxiliar a todos e todas que desejarem conhecer um pouco mais sobre metodologias ativas e simulação realística de uma forma objetiva e prática e queiram aplicar os seus pressupostos seja no ensino ou nos serviços de saúde com o intuito de qualificar a formação acadêmica ou a assistência segura ao paciente. Espero que vocês gostem! | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pacientes | pt_BR |
| Título: dc.title | Contribuições da simulação realística para o ensino em saúde e para a cultura de segurança do paciente (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: