Diálogo profícuo entre neurociências e educação na formação docente: impacto das emoções na subjetividade humana (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Rosa Maria Braga Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-18T13:32:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-18T13:32:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734439-
Resumo: dc.description.abstractNeuroeducação é um campo interdisciplinar que combina neurociências e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. As trocas interdisciplinares envolvendo neurociências e educação fomentam a discussão acerca da integração entre essas duas áreas, com perspectivas que ampliam a compreensão das experiências de aprendizagem e explicam os processos educacionais. Em termos moleculares, as emoções contam com os neurotransmissores tais como serotonina, dopamina, acetilcolina, adrenalina, noradrenalina, histamina e N-acetil aspartato que ativam comportamentos associados aos comportamentos emocionais. A representação de uma educação dialógica contrapõe-se com a hierarquização do saber, a fragmentação da prática e a falta de diálogo entre os protagonistas do processo educativo. Atualmente, as descobertas das neurociências demonstram que as emoções passaram a ser reconhecidas como fundamentais para ensinar e aprender. Desse modo, visto que as práticas são afetadas pelas concepções de aprendizagem e ensino, conhecer o funcionamento do cérebro pode contribuir para a construção de uma proposta que vá ao encontro das suas potencialidades. Quais saberes as neurociências agregaram ao campo educacional? Quais as concepções e procedimentos didáticos as neurociências incitaram no campo educacional? Como os princípios das neurociências podem contribuir para a prática docente? Diante desses questionamentos, é apresentada a obra intitulada “Diálogo Profícuo entre Neurociências e Educação na Formação Docente: Impacto das Emoções na Subjetividade Humana”. Para tanto, foi realizada a pesquisa qualitativa para favorecer ações continuadas e sistêmicas de cunho formativo com o escopo de subsidiar a organização do trabalho pedagógico num contexto neurocientífico. Assim, a presente obra investigou as contribuições da neurociência afetiva para a formação docente no contexto pós pandêmico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeurociênciaspt_BR
Título: dc.titleDiálogo profícuo entre neurociências e educação na formação docente: impacto das emoções na subjetividade humana (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais