SOU DO SÍTIO. E AGORA? A VISÃO DE ESTUDANTES DO MEIO RURAL EM PERNAMBUCO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBoncsidai, Maria Leonor Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-14T18:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-14T18:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Maria_Leonor_Moreira_Boncsidai_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734197-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de pesquisas em torno da temática das Políticas Públicas para o Ensino Médio, especificamente sobre a Educação Integral na rede estadual de Pernambuco. O objetivo geral dessa dissertação é de compreender os processos de implantação na educação do Ensino Médio Integral em Pernambuco e fazer uma análise das estratégias desenvolvidas pelos estudantes que moram no meio rural e que estudam no centro urbano do município de Sertânia, no Sertão Pernambucano, na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac-EREMOB, tanto em termos gerais quanto em relação ao estudo da disciplina de Sociologia. O trabalho justifica-se pelos jovens estudantes de meio rural, têm um universo, uma visão de mundo, características e demandas, como também saberes que são diferenciados dos jovens estudantes e residentes em meio urbano, e que a Sociologia em sala de aula, muitas vezes não suprem as necessidades deles e sim, do que é exigido do sistema educacional como os exames externos (ENEM) ou o próprio mercado de trabalho. Metodologicamente, a pesquisa parte de uma revisão bibliográfica entre artigos e dissertações de autores como Gentili e Silva (1996), Giron (2008), Payre e Pollet (2010), Cavaliere (2009), Gadotti (2009) e Costa (2001 e 2008). Posteriormente, foram realizados aplicações de questionários para análises dos dados de forma quanti-qualitativo, com 32 estudantes moradores de zona rural que estudam na escola, no centro urbano do município de Sertânia-PE. Os questionários foram enviados aos estudantes pela internet, através do Google Formulário, e-mail e pelo aplicativo WhatsApp, em decorrência da pandemia do COVID 19, e tinham a finalidade de identificar quais as estratégias, desafios e limites a partir do ponto de vista desses estudantes sobre a metodologia aplicada na escola e ao aprendizado da Sociologia ofertado pelo Ensino Integral. Constata-se, inicialmente, que apenas a ampliação da jornada escolar não contempla uma Educação Integral do sujeito, necessitando que se promova aprendizagem de forma significativa, propondo a ampliação de oportunidades e da aquisição de conhecimentos em diversas áreas e em especial, a disciplina de Sociologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Educacional Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola em Tempo Integral.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do Meio Ruralpt_BR
Título: dc.titleSOU DO SÍTIO. E AGORA? A VISÃO DE ESTUDANTES DO MEIO RURAL EM PERNAMBUCO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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