JOGANDO E APRENDENDO: VIDEOGAME COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GUERRA FRIA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOUVEIA, EDER SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorVINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-14T13:19:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-14T13:19:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Eder_Gouveiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734160-
Resumo: dc.description.abstract“Jogando e aprendendo: Videogame como material potencialmente significativo em uma sequência didática sobre Guerra Fria” apresenta uma sequência didática de ensino que fora aplicada aos estudantes da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas e apresenta o uso do videogame como uma ferramenta didática subsidiada pela Teoria da Aprendizagem Significativa para o ensino de Geopolítica. Este material se baseou e se estruturou no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que forneceu técnicas e recursos que permitiram a aplicação, nas aulas de Geografia das turmas de 4º período do curso técnico integrado em Informática, contribuindo na construção dos saberes dos estudantes participantes. Dessa forma, as concepções que envolvem a criação, aplicação e análise dos dados obtidos após a aplicação da sequência estão presentes no conteúdo da dissertação intitulada “Videogame e aprendizagem significativa na educação profissional e tecnológica: o uso do videogame em uma sequência didática para o ensino de geopolítica”, de nossa autoria. Entretanto, compreendemos que a sequência didática apresentada é uma alternativa, uma possibilidade de aplicação, e não encerra em si a questão do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, podendo ser aperfeiçoada com novos elementos e significações de acordo a conjuntura do seu uso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27,1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial potencialmente significativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideogamept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Friapt_BR
Título: dc.titleJOGANDO E APRENDENDO: VIDEOGAME COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GUERRA FRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
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