Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Paraná (IFPR) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Stefanuto, Vanderlei Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-13T20:32:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-13T20:32:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático_Estudo de Texto_Stefanuto_2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia contempla um relato de experiência didática envolvendo o uso da estratégia de ensino: estudo de texto. A ação está vinculada à disciplina eletiva, Produção de Recursos Educacionais (30h), mediada via plataforma Moodle do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo). Por se tratar de um Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (ProfEPT), destacamos que a mediação ocorreu pelo professor vinculado à Instituição Associada – Campus Curitiba (Instituto Federal do Paraná), no período de 25/04/2023 a 27/06/2023. Das dez unidades formativas trabalhadas no decorrer do curso, este material didático se debruçou apenas sobre a unidade 8, ou seja, especificidades da aprendizagem dos nativos digitais e dos imigrantes digitais. Ao longo do percurso instrucional sugerimos a leitura reflexiva e aprofundada de textos científicos com a temática, bem como a produção pessoal de um texto avaliativo dissertativo, que trouxesse a aplicação dos conteúdos trabalhados pela técnica. Ao final, os discentes foram convidados a participar de forma voluntária, de um questionário online que versava sobre os estilos ou perfis de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.488 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | estratégia de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático: Especificidades da aprendizagem dos nativos digitais e dos imigrantes digitais, por intermédio de estudo de texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Recursos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia didático_Estudo de Texto_Stefanuto_2023.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734065/2/Guia didático_Estudo de Texto_Stefanuto_2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons