INTERFACE DIGITAL: A SOCIOLOGIA DAS COMUNICAÇÕES DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Kátia Maria de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-13T20:17:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-13T20:17:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-13-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Kátia_Maria_de_Oliveira _Santos_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734062-
Resumo: dc.description.abstractNa pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola enquanto Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos outros de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, onde os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos leva a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, como problema de pesquisa, trouxemos: quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio? Nosso objetivo foi compreender quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Propomos, enquanto caminho teórico-metodológico, o uso da Análise Sociológica do Discurso, visto que entendemos os discursos enquanto formas sociais que são internalizados e são modulados pela realidade social, pela construção dos sentidos e significados que estruturam a existência social e que são apreendidos pelos sujeitos nos processos de subjetivação e de socialização. Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de discutir as implicações do aparelhamento digital no ensino de Sociologia, visto que o que está em evidência é a própria formação humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAparelhamento Digital.pt_BR
Título: dc.titleINTERFACE DIGITAL: A SOCIOLOGIA DAS COMUNICAÇÕES DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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