Avaliação de uma Proposta Didática sobre força e movimento referenciada na Teoria de Aprendizagem Significativa: Uma gincana de conhecimentos como principal recurso utilizado

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vanessa de Oliveira Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-12T22:19:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-12T22:19:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
identificador: dc.identifier.otherAvaliação de uma Proposta Didática sobre força e movimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733957-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos. O estudo foi realizado com duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada no município de Serra no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nas Estratégias Motivacionais propostas por Bzuneck e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Pré e Pós-Teste e o Registro das Anotações Pessoais da professora/mestranda sobre a aplicação do MI. O delineamento utilizado neste trabalho foi o experimental e as análises dos dados foram realizadas sob os enfoques qualitativos e quantitativos, dependendo do instrumento de coleta analisado. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o MI elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação ao Grupo Controle. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, e também no critério qualitativo Qualidade do Mapa. A análise das Anotações Pessoais da professora/mestranda mostrou que a inserção de situações vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano e também em uma gincana que foi realizada foram consideradas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos abordados. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionados a tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos, para alunos do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4498pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de Aprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
Título: dc.titleAvaliação de uma Proposta Didática sobre força e movimento referenciada na Teoria de Aprendizagem Significativa: Uma gincana de conhecimentos como principal recurso utilizadopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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