Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro-Oeste | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEMOS JR, JOÃO CARLOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAETANO, JOYCE JAQUELINNE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-12T20:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-12T20:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Investigações matemáticas: proposta de tarefas exploratórias para estudantes superdotados matematicamente habilidosos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração deste material é fruto da dissertação de mestrado intitulada de “Estudantes Superdotados Matematicamente Habilidosos: uma proposta de trabalho por meio da Investigação Matemática”, estruturada pelo autor, João Carlos Lemos Junior, sob orientação da Professora Dra. Joyce Jaquelinne Caetano, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus CEDETEG, da cidade de Guarapuava – Paraná. Este material foi desenvolvido através do editor gráfico Canva e, está organizado em forma de um E-book de Tarefas de Investigação Matemática, reunindo tarefas inéditas, adaptadas e já existentes, que poderão ser aplicadas com estudantes com altas habilidades ou superdotação (AH/SD), tendo ênfase na área de Matemática, sendo que o foco, são os estudantes com este perfil que estejam matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental da Educação Básica. O e-book poderá ser utilizado pelos professores que realizarão o atendimento especializado a estes alunos, seja através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na própria instituição em que o estudante está matriculado, ou também, através do atendimento no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação (NAAH/S). Apesar das indicações e orientações ao longo deste material, você poderá fazer adaptações caso ache necessário, tendo em vista as necessidades dos estudantes que atende. Permitir-se trabalhar com Investigação Matemática é desafiar-se e mergulhar com os estudantes em uma caminhada de muito aprendizado e enriquecimento. Através das etapas da investigação, você poderá dar a liberdade que os estudantes necessitam, respeitando diferentes formas de pensar e níveis de abstração e, assim, deixando-os mais à vontade para se aventurarem na Matemática, aproveitando momentos oportunos para construção de um enriquecimento curricular. Atente-se ao fato de que para crianças e jovens com AH/SD, quantidade não é sinônimo de qualidade, em virtude disto, este material pretende ir ao encontro dos anseios destes estudantes e potencializar suas habilidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Investigações Matemáticas: proposta de tarefas exploratórias para estudantes superdotados matematicamente habilidosos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional João Carlos Lemos Jr (3).pdf | 58,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733938/2/Produto Educacional João Carlos Lemos Jr (3).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons