Investigações Matemáticas: proposta de tarefas exploratórias para estudantes superdotados matematicamente habilidosos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Centro-Oestept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEMOS JR, JOÃO CARLOS-
Autor(es): dc.contributor.authorCAETANO, JOYCE JAQUELINNE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-12T20:30:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-12T20:30:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherInvestigações matemáticas: proposta de tarefas exploratórias para estudantes superdotados matematicamente habilidosospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733938-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração deste material é fruto da dissertação de mestrado intitulada de “Estudantes Superdotados Matematicamente Habilidosos: uma proposta de trabalho por meio da Investigação Matemática”, estruturada pelo autor, João Carlos Lemos Junior, sob orientação da Professora Dra. Joyce Jaquelinne Caetano, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus CEDETEG, da cidade de Guarapuava – Paraná. Este material foi desenvolvido através do editor gráfico Canva e, está organizado em forma de um E-book de Tarefas de Investigação Matemática, reunindo tarefas inéditas, adaptadas e já existentes, que poderão ser aplicadas com estudantes com altas habilidades ou superdotação (AH/SD), tendo ênfase na área de Matemática, sendo que o foco, são os estudantes com este perfil que estejam matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental da Educação Básica. O e-book poderá ser utilizado pelos professores que realizarão o atendimento especializado a estes alunos, seja através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na própria instituição em que o estudante está matriculado, ou também, através do atendimento no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação (NAAH/S). Apesar das indicações e orientações ao longo deste material, você poderá fazer adaptações caso ache necessário, tendo em vista as necessidades dos estudantes que atende. Permitir-se trabalhar com Investigação Matemática é desafiar-se e mergulhar com os estudantes em uma caminhada de muito aprendizado e enriquecimento. Através das etapas da investigação, você poderá dar a liberdade que os estudantes necessitam, respeitando diferentes formas de pensar e níveis de abstração e, assim, deixando-os mais à vontade para se aventurarem na Matemática, aproveitando momentos oportunos para construção de um enriquecimento curricular. Atente-se ao fato de que para crianças e jovens com AH/SD, quantidade não é sinônimo de qualidade, em virtude disto, este material pretende ir ao encontro dos anseios destes estudantes e potencializar suas habilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação matemáticapt_BR
Título: dc.titleInvestigações Matemáticas: proposta de tarefas exploratórias para estudantes superdotados matematicamente habilidosospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons