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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, MARCO ANTONIO MARTINS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, LARISSA PONTE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, JOSÉ LUCAS VIEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, KAREN SUZYANNE COELHO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, LETICIA MARIA RIOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, DIANA MONTEIRO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, TIAGO JOSÉ DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-11T14:39:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-11T14:39:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733717 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de glicemia. Sua prevalência tem aumentado rapidamente e estima-se que afete 693 milhões de pessoas até 2045. O diagnóstico do DM é baseado em sintomas clínicos específicos e resultados de testes laboratoriais. Essa condição pode levar a complicações macrovasculares, como doenças cardiovasculares, e complicações microvasculares, incluindo problemas renais, retinopatia e neuropatia. Objetivos: fornecer informações sobre o diabetes, conscientizar sobre suas complicações e avaliar a eficácia da Sala de Espera como uma ferramenta de educação em saúde. Para isso, uma intervenção de educação em saúde foi realizada em uma unidade de atendimento primário. A intervenção visou promover mudanças no estilo de vida, aderência ao tratamento e melhor controle glicêmico. Metodologia: foram utilizadas atividades interativas, panfletos e banners para reforçar o conhecimento dos pacientes. A amostragem foi não probabilística por conveniência, envolvendo os pacientes da unidade de atendimento primário. A estratégia incluiu conscientização sobre as possíveis complicações, ênfase em medidas preventivas e utilização da sala de espera como um espaço educacional. As informações foram obtidas de fontes confiáveis, como a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde do Brasil. Resultados: Os resultados mostraram que os participantes apresentavam falta de conhecimento sobre as complicações do diabetes. No entanto, eles reconheciam a importância da atividade física e dos cuidados alimentares. A discussão ressaltou a necessidade de um manejo adequado das complicações e medidas preventivas. Conclusão: a incorporação de abordagens multidisciplinares nas práticas clínicas e programas educacionais é essencial para reduzir as complicações do diabetes. A intervenção foi considerada útil pelos participantes, com sugestões de continuidade. Em resumo, o projeto de educação em saúde teve como objetivo melhorar a compreensão dos pacientes sobre o diabetes, promover hábitos saudáveis e reduzir complicações e mortalidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | pt_BR |
Título: dc.title | HEALTH EDUCATION AND EFFECTIVENESS OF THE WAITING ROOM METHOD ON THE PREVENTION OF DIABETES MELLITUS COMPLICATIONS: AN EXPERIENCE REPORT (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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