HEALTH EDUCATION AND EFFECTIVENESS OF THE WAITING ROOM METHOD ON THE PREVENTION OF DIABETES MELLITUS COMPLICATIONS: AN EXPERIENCE REPORT (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, MARCO ANTONIO MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, LARISSA PONTE-
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, JOSÉ LUCAS VIEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, KAREN SUZYANNE COELHO-
Autor(es): dc.contributor.authorGARCIA, LETICIA MARIA RIOS-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, DIANA MONTEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorALENCAR, TIAGO JOSÉ DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-11T14:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-11T14:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733717-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de glicemia. Sua prevalência tem aumentado rapidamente e estima-se que afete 693 milhões de pessoas até 2045. O diagnóstico do DM é baseado em sintomas clínicos específicos e resultados de testes laboratoriais. Essa condição pode levar a complicações macrovasculares, como doenças cardiovasculares, e complicações microvasculares, incluindo problemas renais, retinopatia e neuropatia. Objetivos: fornecer informações sobre o diabetes, conscientizar sobre suas complicações e avaliar a eficácia da Sala de Espera como uma ferramenta de educação em saúde. Para isso, uma intervenção de educação em saúde foi realizada em uma unidade de atendimento primário. A intervenção visou promover mudanças no estilo de vida, aderência ao tratamento e melhor controle glicêmico. Metodologia: foram utilizadas atividades interativas, panfletos e banners para reforçar o conhecimento dos pacientes. A amostragem foi não probabilística por conveniência, envolvendo os pacientes da unidade de atendimento primário. A estratégia incluiu conscientização sobre as possíveis complicações, ênfase em medidas preventivas e utilização da sala de espera como um espaço educacional. As informações foram obtidas de fontes confiáveis, como a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde do Brasil. Resultados: Os resultados mostraram que os participantes apresentavam falta de conhecimento sobre as complicações do diabetes. No entanto, eles reconheciam a importância da atividade física e dos cuidados alimentares. A discussão ressaltou a necessidade de um manejo adequado das complicações e medidas preventivas. Conclusão: a incorporação de abordagens multidisciplinares nas práticas clínicas e programas educacionais é essencial para reduzir as complicações do diabetes. A intervenção foi considerada útil pelos participantes, com sugestões de continuidade. Em resumo, o projeto de educação em saúde teve como objetivo melhorar a compreensão dos pacientes sobre o diabetes, promover hábitos saudáveis e reduzir complicações e mortalidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiabetespt_BR
Título: dc.titleHEALTH EDUCATION AND EFFECTIVENESS OF THE WAITING ROOM METHOD ON THE PREVENTION OF DIABETES MELLITUS COMPLICATIONS: AN EXPERIENCE REPORT (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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