Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Juberto de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-11T14:32:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-11T14:32:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local- texto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo pretende levantar informações importantes sobre fatos históricos ocorridos na Ilha do Governador/RJ, entre os séculos XVI e XIX, associando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais aos conteúdos curriculares regulares, dialogando a História de uma Ilha carioca com a Cidade do Rio de Janeiro, o Estado do RJ e com o Brasil e de que forma ela pode ser trabalhada pelos professores em aulas presenciais ou online. A Ilha do Governador/RJ pode e deve se fazer presente junto aos demais processos históricos brasileiros no contexto do Currículo no Ensino de História para o Ensino Fundamental. É valorizar a realidade dos estudantes, para que possam se sentir incluídos nesse processo. Entender a História Local como catalizador de identidades e ressignificações, ocasionando reflexões pertinentes nas salas de aula. Nesse sentido, a pesquisa mostrará diferentes planejamentos de atividades síncronas ou assíncronas, desmistificando diversas ferramentas digitais para melhorar sua prática docente, contemplando novos e diferentes saberes. O uso do Lúdico e as suas diferentes aplicabilidades catalisando melhor as atividades sobre a localidade, gerando maior prazer em aprender. Podendo, assim, contribuir para fortalecer identidades, muitas vezes silenciadas ou adormecidas. Adaptar e personalizar jogos, programar aulas externas, criar vídeos com os estudantes, ressignificar símbolos locais, fazer uso de recursos digitais, são algumas propostas de ação. Dessa forma, aumentar a empatia e participação dos alunos no processo de construção do conhecimento histórico. Também inserida dentro do período da Pandemia da Covid-19, a pesquisa observou a realidade escolar vivenciada no período de isolamento social e seus impactos na rotina escolar. O produto didático produzido pela pesquisa procura contribuir com a prática docente no que tange ao entendimento e utilização de ações lúdicas, como através de propostas de atividades práticas que possam envolver estudantes, professores e a comunidade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,99 MB/ 6,29 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória- História - Ensino de História - História Local – Lúdico - Ilha do Governador. | - |
Título: dc.title | O Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons