O Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Juberto de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-11T14:32:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-11T14:32:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local- texto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733697-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo pretende levantar informações importantes sobre fatos históricos ocorridos na Ilha do Governador/RJ, entre os séculos XVI e XIX, associando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais aos conteúdos curriculares regulares, dialogando a História de uma Ilha carioca com a Cidade do Rio de Janeiro, o Estado do RJ e com o Brasil e de que forma ela pode ser trabalhada pelos professores em aulas presenciais ou online. A Ilha do Governador/RJ pode e deve se fazer presente junto aos demais processos históricos brasileiros no contexto do Currículo no Ensino de História para o Ensino Fundamental. É valorizar a realidade dos estudantes, para que possam se sentir incluídos nesse processo. Entender a História Local como catalizador de identidades e ressignificações, ocasionando reflexões pertinentes nas salas de aula. Nesse sentido, a pesquisa mostrará diferentes planejamentos de atividades síncronas ou assíncronas, desmistificando diversas ferramentas digitais para melhorar sua prática docente, contemplando novos e diferentes saberes. O uso do Lúdico e as suas diferentes aplicabilidades catalisando melhor as atividades sobre a localidade, gerando maior prazer em aprender. Podendo, assim, contribuir para fortalecer identidades, muitas vezes silenciadas ou adormecidas. Adaptar e personalizar jogos, programar aulas externas, criar vídeos com os estudantes, ressignificar símbolos locais, fazer uso de recursos digitais, são algumas propostas de ação. Dessa forma, aumentar a empatia e participação dos alunos no processo de construção do conhecimento histórico. Também inserida dentro do período da Pandemia da Covid-19, a pesquisa observou a realidade escolar vivenciada no período de isolamento social e seus impactos na rotina escolar. O produto didático produzido pela pesquisa procura contribuir com a prática docente no que tange ao entendimento e utilização de ações lúdicas, como através de propostas de atividades práticas que possam envolver estudantes, professores e a comunidade.-
Tamanho: dc.format.extent4,99 MB/ 6,29 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória- História - Ensino de História - História Local – Lúdico - Ilha do Governador.-
Título: dc.titleO Ensino de História da Ilha do Governador na Educação Básica: usos de Práticas Lúdicas no Ensino de História Local-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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