Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Erica da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Janie Garcia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-11T04:04:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-11T04:04:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | ABC da Educação Especial na Educação Infantil | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em 2017, como professora da Sala de Recursos foi coordenado um estudo com profissionais da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Julieta Botelho visando elencar ações necessárias para reformular a atuação do setor. A pesquisa mostrou que o emocional dos professores era a questão emergencial a ser tratada, sobrepondo-se, inclusive, a outras questões como cobranças por maior participação e orientação da professora da Sala de Recursos no cotidiano escolar. Os profissionais relataram sentirem-se inseguros quanto aos alunos alvos da Educação Especial e cobrados excessivamente por resultados que não alcançavam. Surgiu, então, o Curso de Formação Continuada para Professores da UMEI Julieta Botelho, ministrado por mim uma quarta-feira por mês, em horário de planejamento coletivo. No fim do ano letivo, houve avaliação do Curso e atuação da professora da Sala de Recursos. Os profissionais disseram que as aulas contribuíram para mudar sua postura ao lidar com os alunos com deficiência. Eles sentiam-se mais preparados e seguros. Destacaram, ainda, que a orientação em tempo real demonstrando na prática o que era colocado nas teorias das formações, os auxiliou a compreender melhor os assuntos discutidos. Atualmente, são ministrados cursos em diferentes Instituições e as experiências trocadas versam sobre a dificuldade em acolher as necessidades dos estudantes e suas famílias, desconhecimento sobre documentações e dúvidas sobre como utilizar o material teórico na prática. As observações apontam, ainda, para a falta de conhecimento sobre as Legislações que regema nossa Educação. Através do mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fiz a conexão entre estudos acadêmicos mais recentes na área da Educação Especial e a prática dos professores. Apresentando-lhes os conteúdos aos quais tenho acesso durante as aulas, discutindo e refletindo sobre possibilidades de mudança da prática com embasamento teórico. No trabalho com a formação de profissionais da Educação no âmbito da Educação Especial, foi percebida a necessidade de identificar suas demandas, elaborar cursos, materiais que os orientem e fomentem debates no espaço escolar, ampliando a qualidade na atuação pedagógica ofertada aos alunos com deficiência inseridos na Educação Infantil. Essa obra é fruto da interlocução entre academia e prática, como forma de orientar os educadores sobre a possibilidade de incluir o estudante com deficiência no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, por considerar que este segmento é a base do Ensino acadêmico. Aqui não trazemos um tutorial para a inclusão total, pois entendemos que a escola é um organismo vivo, com realidades diferentes e acontecimentos diários. Pretende-se com esse material fomentar discussões sobre inserção dos alunos com deficiência e suas famílias, diminuir a ansiedade dos profissionais que atuam com esse público e oferecer umpasso-a-passo que contribua como trabalho docente. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3372 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Título: dc.title | ABC da Educação Especial na Educação Infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ABC da Educação Especial na Educação Infantil.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733557/4/ABC da Educação Especial na Educação Infantil.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons