ABC da Educação Especial na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Erica da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Janie Garcia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-11T04:04:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-11T04:04:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-11-
identificador: dc.identifier.otherABC da Educação Especial na Educação Infantil-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733557-
Resumo: dc.description.abstractEm 2017, como professora da Sala de Recursos foi coordenado um estudo com profissionais da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Julieta Botelho visando elencar ações necessárias para reformular a atuação do setor. A pesquisa mostrou que o emocional dos professores era a questão emergencial a ser tratada, sobrepondo-se, inclusive, a outras questões como cobranças por maior participação e orientação da professora da Sala de Recursos no cotidiano escolar. Os profissionais relataram sentirem-se inseguros quanto aos alunos alvos da Educação Especial e cobrados excessivamente por resultados que não alcançavam. Surgiu, então, o Curso de Formação Continuada para Professores da UMEI Julieta Botelho, ministrado por mim uma quarta-feira por mês, em horário de planejamento coletivo. No fim do ano letivo, houve avaliação do Curso e atuação da professora da Sala de Recursos. Os profissionais disseram que as aulas contribuíram para mudar sua postura ao lidar com os alunos com deficiência. Eles sentiam-se mais preparados e seguros. Destacaram, ainda, que a orientação em tempo real demonstrando na prática o que era colocado nas teorias das formações, os auxiliou a compreender melhor os assuntos discutidos. Atualmente, são ministrados cursos em diferentes Instituições e as experiências trocadas versam sobre a dificuldade em acolher as necessidades dos estudantes e suas famílias, desconhecimento sobre documentações e dúvidas sobre como utilizar o material teórico na prática. As observações apontam, ainda, para a falta de conhecimento sobre as Legislações que regema nossa Educação. Através do mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fiz a conexão entre estudos acadêmicos mais recentes na área da Educação Especial e a prática dos professores. Apresentando-lhes os conteúdos aos quais tenho acesso durante as aulas, discutindo e refletindo sobre possibilidades de mudança da prática com embasamento teórico. No trabalho com a formação de profissionais da Educação no âmbito da Educação Especial, foi percebida a necessidade de identificar suas demandas, elaborar cursos, materiais que os orientem e fomentem debates no espaço escolar, ampliando a qualidade na atuação pedagógica ofertada aos alunos com deficiência inseridos na Educação Infantil. Essa obra é fruto da interlocução entre academia e prática, como forma de orientar os educadores sobre a possibilidade de incluir o estudante com deficiência no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, por considerar que este segmento é a base do Ensino acadêmico. Aqui não trazemos um tutorial para a inclusão total, pois entendemos que a escola é um organismo vivo, com realidades diferentes e acontecimentos diários. Pretende-se com esse material fomentar discussões sobre inserção dos alunos com deficiência e suas famílias, diminuir a ansiedade dos profissionais que atuam com esse público e oferecer umpasso-a-passo que contribua como trabalho docente.-
Tamanho: dc.format.extent3372-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Título: dc.titleABC da Educação Especial na Educação Infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons