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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Willians de Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-07T17:37:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-07T17:37:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Willians_de_Matos_Rodrigues_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho se destina principalmente a problematizar a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) enquanto política educacional. Trata-se de um esforço para compreender os processos sociais que permearam a elaboração dessa reforma enquanto política pública, situando a atuação de diferentes agentes em torno da questão educacional no contexto de sua formulação. A hipótese trabalhada neste estudo é a de que a Reforma do Ensino Médio expressa uma concepção de Educação, de Estado e de Sociedade de cunho neoliberal e que, enquanto política pública educacional, possui implicações concretas para o ensino de sociologia. Busca, portanto, examinar os fundamentos do Neoliberalismo enquanto proposta política para a educação. Nutre-se tanto de uma perspectiva que situa o neoliberalismo à partir dos processos operacionalizados no interior do sistema produtivo, na qual a reestruturação produtiva constitui a base objetiva sob a qual o neoliberalismo se desenvolve (ANTUNES, 2017, BERNARDO, 2009, FONSECA e BRUNO, 2015, TRAGTENBERG, 1995), quanto de uma perspectiva que problematiza o neoliberalismo como uma racionalidade (DARDOT e LAVAL, 2016). As fontes de pesquisa se constituíram à partir de documentos primários conjugados a análise bibliográfica de textos especializados de natureza sociológica e considerados relevantes para a reflexão da temática, resultando numa avaliação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) fundamentada na articulação das referidas fontes à pratica de trabalho docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 911 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Título: dc.title | A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017) COMO POLÍTICA NEOLIBERAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Willians_de_Matos_Rodrigues_Dissertação.pdf | 910,73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733037/2/TCC_Willians_de_Matos_Rodrigues_Dissertação.pdfDownload |
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