A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017) COMO POLÍTICA NEOLIBERAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Willians de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-07T17:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-07T17:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Willians_de_Matos_Rodrigues_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733037-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO Este trabalho se destina principalmente a problematizar a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) enquanto política educacional. Trata-se de um esforço para compreender os processos sociais que permearam a elaboração dessa reforma enquanto política pública, situando a atuação de diferentes agentes em torno da questão educacional no contexto de sua formulação. A hipótese trabalhada neste estudo é a de que a Reforma do Ensino Médio expressa uma concepção de Educação, de Estado e de Sociedade de cunho neoliberal e que, enquanto política pública educacional, possui implicações concretas para o ensino de sociologia. Busca, portanto, examinar os fundamentos do Neoliberalismo enquanto proposta política para a educação. Nutre-se tanto de uma perspectiva que situa o neoliberalismo à partir dos processos operacionalizados no interior do sistema produtivo, na qual a reestruturação produtiva constitui a base objetiva sob a qual o neoliberalismo se desenvolve (ANTUNES, 2017, BERNARDO, 2009, FONSECA e BRUNO, 2015, TRAGTENBERG, 1995), quanto de uma perspectiva que problematiza o neoliberalismo como uma racionalidade (DARDOT e LAVAL, 2016). As fontes de pesquisa se constituíram à partir de documentos primários conjugados a análise bibliográfica de textos especializados de natureza sociológica e considerados relevantes para a reflexão da temática, resultando numa avaliação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) fundamentada na articulação das referidas fontes à pratica de trabalho docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent911 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Título: dc.titleA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017) COMO POLÍTICA NEOLIBERAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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