ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESCOLA E JUVENTUDES: PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Felipe Barreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-07T17:52:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-07T17:52:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Felipe_Barreira_Ferreira_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733019-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho resulta na produção de um material didático que enfatiza o papel analítico e empírico que a escola pode adquirir para o ensino da sociologia escolar, podendo servir como suporte didático para professores e alunos de sociologia do Ensino Médio interessados em discutir a relevância da educação escolar e da escola tanto para o conjunto da sociedade, como também para os sujeitos que vivem diariamente nessa instituição de ensino que ocupa ou ocupou um tempo relevante na vida de praticamente todos nós, especialmente dos jovens estudantes. Para justificar tal empreitada, se investigou qual o lugar que a educação escolar e a escola ocupam nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas três edições (2012, 2015, 2018), concluindo que a reflexão sociológica sobre a escola, rica e abundante na produção das Ciências Sociais em geral, está praticamente ausente dos livros didáticos de sociologia escolhidos pelo PNLD, como fica evidente aqui por meio da análise de todos os 13 livros didáticos da disciplina escolar. Na tentativa de minimizar a marginalização da escola como objeto de ensino da sociologia escolar nos livros didáticos da disciplina, foi produzido um material didático que aborda aspectos essenciais sobre a educação escolar e a escola, destacando diferentes interpretações sobre a escola como instituição social e como lugar de interações e agrupamentos, que revelam uma rica oportunidade não só para a reflexão sobre o caráter sociológico da escola, mas também para o ensino da própria sociologia ao focar nos fenômenos sociais que podem ser observados no chão da instituição de ensino secundária e nas juventudes que a vivenciam diariamente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Título: dc.titleENSINO DE SOCIOLOGIA, ESCOLA E JUVENTUDES: PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons