Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bandeira, Iara Danielle Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-07T17:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-07T17:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Iara_Danielle_Ferreira_Bandeira _Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733018 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O debate sobre a Educação Sexual no espaço escolar é uma questão antiga na história da Educação no Brasil. O que antes era debatido apenas com o viés higienista, no presente século exige debater sobre a diversidade sexual e as expressões de gênero. Sendo assim, a disciplina de Sociologia elaborada para o Ensino Médio torna-se pertinente para possibilitar os debates dentro das salas de aula. A pesquisa é produto da atuação como professora de Sociologia e a experiência numa Escola de Ensino Médio localizada num município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) Pelo método de observação participante foram feito acompanhamento das atividades realizadas pelos estudantes da escola no que tange o surgimento do chamado “Movimento Sendler”, cujo objetivo foi debater sobre gênero e sexualidade na escola, tendo como principais protagonistas os próprios discentes. Quando os estudantes jovens se percebem enquanto sujeitos de direitos e com voz dentro da sociedade eles se movimentam de uma forma a transformar o que está em seu entorno. No que concerne ao cotidiano escolar, esses jovens veem-se diante de discursos e práticas pedagógicas sexistas, LGBTfóbicas e que menosprezam grupos ditos minoritários. Assim, o interesse da pesquisa voltou-se para compreender de que forma os movimentos de estudantes, a partir de atividades pedagógicas, atuam no espaço escolar trazendo temas de seus cotidianos fora e dentro da escola. A pesquisa tem o caráter qualitativo, foram realizadas análises de documentos relacionados à Educação no Brasil; entrevistas semiestruturadas e conversas informais. Apresentamos um breve histórico sobre a Educação Sexual no Brasil e no Ceará, assim como a importância da elaboração dos textos legislativos no que tange os debates sobre diversidade sexual e de gênero e o reflexo nos currículos escolares. Elaboramos uma breve etnografia sobre a escola, contemplando seus movimentos internos, seu plano pedagógico baseado nos direitos humanos e as suas estratégias pedagógicas para lidar com a temática em discussão e o protagonismo dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Participação Juvenil | pt_BR |
Título: dc.title | DIVERSIDADE SEXUAL E AS EXPRESSÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE ATUAÇÃO DE ESTUDANTES PARA INSERÇÃO DAS TEMÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Iara_Danielle_Ferreira_Bandeira _Dissertação.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733018/1/TCC_ Iara_Danielle_Ferreira_Bandeira _Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: