SOBERANAS - LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: O ENSINO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimplício, Cláudio César Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T19:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T19:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Cláudio_César_Alves_Simplício_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733001-
Resumo: dc.description.abstractO “Soberanas - Lugar de mulher é onde ela quiser” é um projeto de intervenção pedagógica que tem por objetivo ampliar o diálogo e a compreensão sobre questões relativas às relações de gênero, com foco específico na condição da mulher e do seu papel na sociedade contemporânea, e elaborar uma proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero que poderá ser utilizada com estudantes no ambiente escolar durante as aulas de Sociologia. Esta proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero foi utilizada com os/as alunos/as de 1o série do ensino médio durante as aulas de Sociologia e Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz na cidade Cascavel-CE, no ano de 2020. Devido às condições atuais provocadas pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, as atividades e discussões das temáticas previstas para serem realizadas de forma presencial, foram adequadas ao ambiente virtual, sendo realizadas de forma remota (síncronas e assíncronas), com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. Neste trabalho, além de uma descrição pormenorizada da intervenção pedagógica, apresento os efeitos de sua realização entre os/as estudantes do ensino médio a partir de materiais audiovisuais (micro-vídeos), produzidos pelos estudantes, que expressam suas perspectivas sobre gênero e sexualidade. Tais materiais mostraram que as discussões promovidas pela intervenção ultrapassaram as questões relacionadas apenas à mulher, transbordando de modo interseccional para outras esferas socioculturais e que envolvem variadas dimensões da construção de uma identidade de gênero. Além disso, as ações desenvolvidas reforçaram que o enfrentamento dessas questões pode metamorfosear a vida dos/as jovens e, desta forma, indicar novos caminhos de socialização para uma juventude carente de oportunidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent827 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleSOBERANAS - LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: O ENSINO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons