Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Simplício, Cláudio César Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T19:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Cláudio_César_Alves_Simplício_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733001 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O “Soberanas - Lugar de mulher é onde ela quiser” é um projeto de intervenção pedagógica que tem por objetivo ampliar o diálogo e a compreensão sobre questões relativas às relações de gênero, com foco específico na condição da mulher e do seu papel na sociedade contemporânea, e elaborar uma proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero que poderá ser utilizada com estudantes no ambiente escolar durante as aulas de Sociologia. Esta proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero foi utilizada com os/as alunos/as de 1o série do ensino médio durante as aulas de Sociologia e Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz na cidade Cascavel-CE, no ano de 2020. Devido às condições atuais provocadas pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, as atividades e discussões das temáticas previstas para serem realizadas de forma presencial, foram adequadas ao ambiente virtual, sendo realizadas de forma remota (síncronas e assíncronas), com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. Neste trabalho, além de uma descrição pormenorizada da intervenção pedagógica, apresento os efeitos de sua realização entre os/as estudantes do ensino médio a partir de materiais audiovisuais (micro-vídeos), produzidos pelos estudantes, que expressam suas perspectivas sobre gênero e sexualidade. Tais materiais mostraram que as discussões promovidas pela intervenção ultrapassaram as questões relacionadas apenas à mulher, transbordando de modo interseccional para outras esferas socioculturais e que envolvem variadas dimensões da construção de uma identidade de gênero. Além disso, as ações desenvolvidas reforçaram que o enfrentamento dessas questões pode metamorfosear a vida dos/as jovens e, desta forma, indicar novos caminhos de socialização para uma juventude carente de oportunidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 827 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | SOBERANAS - LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: O ENSINO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Cláudio_César_Alves_Simplício_Dissertação.pdf | 827.68 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733001/2/TCC_ Cláudio_César_Alves_Simplício_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons