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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Forte, Lorena Cristina de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T19:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Lorena_Cristina_de_Queiroz_Forte_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As mudanças globais na contemporaneidade demandam das escolas de ensino médio brasileiro a necessidade de estruturar um cenário de possibilidades que sinalizem para uma efetiva política pública educativa, comprometida com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população brasileira. Logo, o processo de socialização de jovens no espaço escolar não é simples e linear, afinal, nem sempre as lógicas escolares de socialização se aproximam das lógicas das culturas juvenis e das suas diversidades. Assim, os sistemas educativos devem prever a omnilateralidade, objetivando a educação integral, como perspectiva de melhorar a eficiência do processo pedagógico, garantindo a todos os estudantes o direito de desenvolverem as aprendizagens necessárias para gozo de uma cidadania plena. Como a educação, segundo Durkheim (1978) é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções, o objetivo deste trabalho é compreender o lugar da Sociologia, no processo de educação integral, sob a perspectiva dos professores de escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Metodologicamente foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde realizamos análise documental e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores. Os dados obtidos na pesquisa nos trouxeram um olhar sobre a Sociologia como forma de potencialização da formação do homem exigido pela sociedade contemporânea, por possibilitar uma análise consciente e crítica dos processos sociais. Os professores das escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza buscam despertar esse olhar, por meio de aulas baseadas nas experiências sociais, raciais, de gênero, de trabalho e de sobrevivência dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,60 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | O LUGAR DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - EEMTIS, DE FORTALEZA-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_ Lorena_Cristina_de_Queiroz_Forte_Dissertação.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732999/2/TCC_ Lorena_Cristina_de_Queiroz_Forte_Dissertação.pdfDownload |
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