O LUGAR DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - EEMTIS, DE FORTALEZA-CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorForte, Lorena Cristina de Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T19:09:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T19:09:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Lorena_Cristina_de_Queiroz_Forte_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732999-
Resumo: dc.description.abstractAs mudanças globais na contemporaneidade demandam das escolas de ensino médio brasileiro a necessidade de estruturar um cenário de possibilidades que sinalizem para uma efetiva política pública educativa, comprometida com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população brasileira. Logo, o processo de socialização de jovens no espaço escolar não é simples e linear, afinal, nem sempre as lógicas escolares de socialização se aproximam das lógicas das culturas juvenis e das suas diversidades. Assim, os sistemas educativos devem prever a omnilateralidade, objetivando a educação integral, como perspectiva de melhorar a eficiência do processo pedagógico, garantindo a todos os estudantes o direito de desenvolverem as aprendizagens necessárias para gozo de uma cidadania plena. Como a educação, segundo Durkheim (1978) é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções, o objetivo deste trabalho é compreender o lugar da Sociologia, no processo de educação integral, sob a perspectiva dos professores de escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Metodologicamente foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde realizamos análise documental e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores. Os dados obtidos na pesquisa nos trouxeram um olhar sobre a Sociologia como forma de potencialização da formação do homem exigido pela sociedade contemporânea, por possibilitar uma análise consciente e crítica dos processos sociais. Os professores das escolas de ensino médio em tempo integral de Fortaleza buscam despertar esse olhar, por meio de aulas baseadas nas experiências sociais, raciais, de gênero, de trabalho e de sobrevivência dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,60 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleO LUGAR DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - EEMTIS, DE FORTALEZA-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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