Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, José Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:58:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:58:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732998 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional trata-se um material de apoio para professores de Matemática da educação básica, com o intuito de apresentar conteúdos de Matemática e a suas abordagens por meio do enfoque CTS, na modalidade enxerto CTS. O material de apoio está vinculado a dissertação de mestrado intitulada O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, de autoria de José Carlos Amorim, desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS, dentro do Projeto de Cooperação entre Instituições entre a Universidade de Passo Fundo e a Faculdade Católica de Rondônia. O produto educacional adere-se à linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli. O material de apoio é fruto da preocupação com a forma que o ensino da Matemática tem sido encarado pelos estudantes, no cotidiano é comum o professor de Matemática ouvir as indagações: Onde vou usar isso? Esse conteúdo não tem lógica! Eu nunca aprendi matemática! Qual curso de nível superior não tem Matemática? ficando claro a dificuldade de associar o que é ensinado à vida cotidiana. O desinteresse é notório e o conteúdo muitas vezes ensinado de forma tradicional (fragmentado, valorizando apenas o cálculo). A Matemática tem grande importância para a formação do ser humano, com conceitos específicos, contribuindo em outras áreas e no desenvolvimento cognitivo. Dentro da educação básica tem lugar de destaque, sendo aplicada em todos os anos que a compreende. De acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ensino do conhecimento matemático se faz necessário para todos os alunos da educação básica, diante da sua grande aplicação na sociedade contemporânea e pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. De acordo com Lima (2016), o ensino da Matemática por meio do enfoque CTS, pode ser definido como um novo olhar perante o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma Matemática que vai além das fórmulas, deixando de ser uma disciplina engessada, proporcionando o conhecimento transdisciplinar capaz de relacionar o cotidiano dos discentes com aquilo que se estuda, levando a ser um cidadão ativo em sua sociedade diante dos assuntos científicos e tecnológicos. Diante do que foi mencionado, o presente produto educacional trata-se de um material de apoio que integraliza atividades com enfoque CTS oriundas de pesquisas realizadas na literatura brasileira. O intuito foi reunir e apresentar propostas como exemplos de como diversas temáticas podem ser trabalhadas em sala de aula utilizando o enfoque CTS. Cabe ressaltar que as atividades apresentadas podem ser adaptadas de acordo com cada realidade, fazendo com que o tema abordado seja o mais atrativo e significativo para o estudante da educação básica. Este material de apoio foi implementado na forma de um curso de formação continuada para professores de Matemática da educação básica na cidade de Cacoal-RO, um breve relato encontra-se no capítulo intitulado “considerações finais”. Por fim, este produto educacional está disponível de forma livre e on-line para os professores da educação básica que almejarem utilizar na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando-o de acordo com os objetivos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2682 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA UM APOIO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732998/2/PRODUTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons