
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Francisco Anarclebson do Rêgo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:24:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:24:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732997 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os desafios do Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro se dão em diferentes planos. Um deles é que a disciplina tem um aspecto teórico e acadêmico e é lecionada por professores que, em sua maioria, não têm formação superior compatível. Estes aspectos envolvem repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isso, neste estudo foi elaborada uma Sequência Didática (SD) com o conceito de Indústria Cultural, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Trata-se de uma estratégia que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem no que diz respeito à operacionalização dos Conceito das Ciências Sociais, por meio de dados coletados com professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A investigação foi balizada metodologicamente pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e pelos pressupostos teóricos da análise de conteúdo (BENGTSSON, 2016; BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). A SD foi planejada utilizando os dados coletados e alguns princípios do modo de pensar sociologicamente (BARREIRA, 2014) usando os conceitos como ferramenta (MEUCCI, 2009) a partir da transcrição didática do saber sabido, saber ensinar e saber ensinado (CHEVALLARD, 1991). A SD do conceito Indústria Cultural surgiu a partir do percebemos nos questionários e entrevistas com os docentes da Sociologia Escolar os quais foram aplicados em uma turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza/CE, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultado da implementação, foi observado que a SD desenvolvida contribuiu para o cumprimento de uma aprendizagem mais significativa, possibilitando mais clareza, com objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos (ZABALA, 1998). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,46 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceitos da Sociologia | pt_BR |
| Título: dc.title | USO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732997/2/TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons