Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Francisco Anarclebson do Rêgo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os desafios do Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro se dão em diferentes planos. Um deles é que a disciplina tem um aspecto teórico e acadêmico e é lecionada por professores que, em sua maioria, não têm formação superior compatível. Estes aspectos envolvem repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isso, neste estudo foi elaborada uma Sequência Didática (SD) com o conceito de Indústria Cultural, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Trata-se de uma estratégia que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem no que diz respeito à operacionalização dos Conceito das Ciências Sociais, por meio de dados coletados com professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A investigação foi balizada metodologicamente pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e pelos pressupostos teóricos da análise de conteúdo (BENGTSSON, 2016; BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). A SD foi planejada utilizando os dados coletados e alguns princípios do modo de pensar sociologicamente (BARREIRA, 2014) usando os conceitos como ferramenta (MEUCCI, 2009) a partir da transcrição didática do saber sabido, saber ensinar e saber ensinado (CHEVALLARD, 1991). A SD do conceito Indústria Cultural surgiu a partir do percebemos nos questionários e entrevistas com os docentes da Sociologia Escolar os quais foram aplicados em uma turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza/CE, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultado da implementação, foi observado que a SD desenvolvida contribuiu para o cumprimento de uma aprendizagem mais significativa, possibilitando mais clareza, com objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos (ZABALA, 1998). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,46 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos da Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | USO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732997/2/TCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didático.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons