USO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Francisco Anarclebson do Rêgo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T18:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T18:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Francisco_Anarclebson_do_Rêgo-Fonseca_Material_Didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732997-
Resumo: dc.description.abstractOs desafios do Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro se dão em diferentes planos. Um deles é que a disciplina tem um aspecto teórico e acadêmico e é lecionada por professores que, em sua maioria, não têm formação superior compatível. Estes aspectos envolvem repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isso, neste estudo foi elaborada uma Sequência Didática (SD) com o conceito de Indústria Cultural, para apoiar o trabalho do professor em sala de aula. Trata-se de uma estratégia que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem no que diz respeito à operacionalização dos Conceito das Ciências Sociais, por meio de dados coletados com professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A investigação foi balizada metodologicamente pela abordagem da Pesquisa Qualitativa e pelos pressupostos teóricos da análise de conteúdo (BENGTSSON, 2016; BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). A SD foi planejada utilizando os dados coletados e alguns princípios do modo de pensar sociologicamente (BARREIRA, 2014) usando os conceitos como ferramenta (MEUCCI, 2009) a partir da transcrição didática do saber sabido, saber ensinar e saber ensinado (CHEVALLARD, 1991). A SD do conceito Indústria Cultural surgiu a partir do percebemos nos questionários e entrevistas com os docentes da Sociologia Escolar os quais foram aplicados em uma turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza/CE, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultado da implementação, foi observado que a SD desenvolvida contribuiu para o cumprimento de uma aprendizagem mais significativa, possibilitando mais clareza, com objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos (ZABALA, 1998).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia no Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos da Sociologiapt_BR
Título: dc.titleUSO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons