
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Thiago Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:54:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T19:54:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_ Thiago_Lima_Ribeiro_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732982 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: O presente estudo insere-se em meio ao contexto brasileiro de desenvolvimento e expansão da política da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, bem como do retorno da Sociologia ao ensino secundário. O Estado do Ceará implantou uma rede de escolas profissionais, a partir de 2008, e possui como fundamentação teórica e metodológica a TESE- Tecnologia Empresarial Socioeducacional. OBJETIVOS: 1) Objetivo Geral: analisar a relação entre os conceitos fundamentais da TESE e o Ensino de Sociologia nas Escolas Profissionais do Estado de Ceará; 2) Objetivos Específicos: Refletir sobre a presença da estratégia empresarial na educação básica; Descrever as propostas do ensino de Sociologia no Ensino Médio. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Está dividida em três partes: 1) O Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro; 2) A Educação Profissional no Brasil; 3) As Escolas Profissionais do Estado do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa do tipo explicativa, com utilização do método qualitativo. O cenário de execução da pesquisa foi o município de Fortaleza/CE, que possui ao todo 21 Escolas Profissionais. A pesquisa foi desenvolvida em 3 Escolas Profissionais. Os participantes foram 3 professores de Sociologia que atuam nessas respectivas escolas. Como a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza são divididas em 3 grandes regiões, foram escolhidas uma Escola Profissional por região. Optou- se pela utilização de entrevista estruturada, realizada através da plataforma Google Meet. Para a análise dos dados foram estabelecidas categorias. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os conceitos fundamentais da TESE estabelecem o princípio de que a escola pode ser gerenciada como uma empresa, deixando assim de promover a integração social. As políticas educacionais relativas à profissionalização precisam abordar a coesão social. O gerenciamento empresarial na educação é baseado na ideologia da competência. A superação das desigualdades sociais não ocorre apenas com a ampliação do sistema escolar, nem tampouco com reformas curriculares, ainda que se utilize metodologias empresariais. Além de reformas educacionais, são fundamentais também reformas sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Escola Profissional do Estado do Ceará, por ser uma instituição social pública, não pode ser orientada pelo gerenciamento empresarial. Uma empresa tem como objetivo interesses individuais, como o lucro, expansão de suas atividades e sobrevivência no 5 setor em que desenvolve as suas atividades. O Estado, na perspectiva republicana, tem como objetivo atender aos interesses coletivos e de manter a coesão e a estabilidade sociais. O Ensino de Sociologia, no contexto da Educação Profissional, pode ser utilizado tanto para promover a coesão social como também a de destacar os elementos conflitantes nessa mesma sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 442 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | profissionalização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | gerenciamento | pt_BR |
| Título: dc.title | A TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIOEDUCACIONAL (TESE) NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ (EEEP) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_ Thiago_Lima_Ribeiro_Dissertação.pdf | 442.68 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732982/2/TCC_ Thiago_Lima_Ribeiro_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons