A TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIOEDUCACIONAL (TESE) NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ (EEEP) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Thiago Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T19:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T19:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Thiago_Lima_Ribeiro_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732982-
Resumo: dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O presente estudo insere-se em meio ao contexto brasileiro de desenvolvimento e expansão da política da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, bem como do retorno da Sociologia ao ensino secundário. O Estado do Ceará implantou uma rede de escolas profissionais, a partir de 2008, e possui como fundamentação teórica e metodológica a TESE- Tecnologia Empresarial Socioeducacional. OBJETIVOS: 1) Objetivo Geral: analisar a relação entre os conceitos fundamentais da TESE e o Ensino de Sociologia nas Escolas Profissionais do Estado de Ceará; 2) Objetivos Específicos: Refletir sobre a presença da estratégia empresarial na educação básica; Descrever as propostas do ensino de Sociologia no Ensino Médio. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Está dividida em três partes: 1) O Ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro; 2) A Educação Profissional no Brasil; 3) As Escolas Profissionais do Estado do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa do tipo explicativa, com utilização do método qualitativo. O cenário de execução da pesquisa foi o município de Fortaleza/CE, que possui ao todo 21 Escolas Profissionais. A pesquisa foi desenvolvida em 3 Escolas Profissionais. Os participantes foram 3 professores de Sociologia que atuam nessas respectivas escolas. Como a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza são divididas em 3 grandes regiões, foram escolhidas uma Escola Profissional por região. Optou- se pela utilização de entrevista estruturada, realizada através da plataforma Google Meet. Para a análise dos dados foram estabelecidas categorias. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os conceitos fundamentais da TESE estabelecem o princípio de que a escola pode ser gerenciada como uma empresa, deixando assim de promover a integração social. As políticas educacionais relativas à profissionalização precisam abordar a coesão social. O gerenciamento empresarial na educação é baseado na ideologia da competência. A superação das desigualdades sociais não ocorre apenas com a ampliação do sistema escolar, nem tampouco com reformas curriculares, ainda que se utilize metodologias empresariais. Além de reformas educacionais, são fundamentais também reformas sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Escola Profissional do Estado do Ceará, por ser uma instituição social pública, não pode ser orientada pelo gerenciamento empresarial. Uma empresa tem como objetivo interesses individuais, como o lucro, expansão de suas atividades e sobrevivência no 5 setor em que desenvolve as suas atividades. O Estado, na perspectiva republicana, tem como objetivo atender aos interesses coletivos e de manter a coesão e a estabilidade sociais. O Ensino de Sociologia, no contexto da Educação Profissional, pode ser utilizado tanto para promover a coesão social como também a de destacar os elementos conflitantes nessa mesma sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent442 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofissionalizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgerenciamentopt_BR
Título: dc.titleA TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIOEDUCACIONAL (TESE) NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ (EEEP) E O ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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