SOCIOLOGIA DIGITAL EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM FORTALEZA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Dione Maria Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T19:35:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T19:35:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Dione_Maria_Almeida_Marques_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732981-
Resumo: dc.description.abstractA influência das tecnologias digitais tem sido um desafio para a educação nos tempos atuais e, para o docente de Sociologia no Ensino Médio, somam-se outros dilemas, seja na esfera administrativa, na política, na econômica e, em especial, na pedagógica. Alguns limites impostos à profissão do professor, somado à complexidade de cada cultura (local, regional e mundial) e experiências individuais de cada sujeito e como suas estruturas são construídas, são fatores fundamentais para um repensar metodológico da atuação profissional. A inovação provocada pela era digital traz à tona questões que afetam diretamente os cientistas sociais, na medida em que é exigida do profissional uma gama de atividades que possam satisfazer a gestão educacional e, ao mesmo tempo, o discente e a sociedade, intra e extramuros escolares. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo principal identificar a inserção e atuação dos docentes no âmbito da Sociologia Digital nas Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza (EEEP). Os objetivos específicos são: identificar os recursos pedagógicos utilizado nas escolas profissionais de Fortaleza, estritamente nas aulas de Sociologia, detectar as dificuldades na implantação de novos métodos educacionais e verificar a perspectiva de trabalho da Sociologia Digital, que se avizinhou com o isolamento social. A metodologia prevista foi composta de pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, aplicação de questionário com docentes do ensino médio e com diretores das EEEPs, e o tratamento dos dados. Dentre os principais resultados, apontamos a mudança de perspectiva do modo de ensinar e a inserção de novas propostas do ensino- aprendizagem incluindo a utilização de tecnologias digitais na metodologia de trabalho. Concluímos que a formação universitária deve se abster dos preconceitos ou concepções sobre o ensino de Sociologia, compreendendo que a presença e atuação profissional nesse novo espaço promete marcar profundamente o fazer profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent782 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Profissionalizantept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGIA DIGITAL EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM FORTALEZApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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