Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Dione Maria Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T19:35:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T19:35:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Dione_Maria_Almeida_Marques_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732981 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A influência das tecnologias digitais tem sido um desafio para a educação nos tempos atuais e, para o docente de Sociologia no Ensino Médio, somam-se outros dilemas, seja na esfera administrativa, na política, na econômica e, em especial, na pedagógica. Alguns limites impostos à profissão do professor, somado à complexidade de cada cultura (local, regional e mundial) e experiências individuais de cada sujeito e como suas estruturas são construídas, são fatores fundamentais para um repensar metodológico da atuação profissional. A inovação provocada pela era digital traz à tona questões que afetam diretamente os cientistas sociais, na medida em que é exigida do profissional uma gama de atividades que possam satisfazer a gestão educacional e, ao mesmo tempo, o discente e a sociedade, intra e extramuros escolares. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo principal identificar a inserção e atuação dos docentes no âmbito da Sociologia Digital nas Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza (EEEP). Os objetivos específicos são: identificar os recursos pedagógicos utilizado nas escolas profissionais de Fortaleza, estritamente nas aulas de Sociologia, detectar as dificuldades na implantação de novos métodos educacionais e verificar a perspectiva de trabalho da Sociologia Digital, que se avizinhou com o isolamento social. A metodologia prevista foi composta de pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, aplicação de questionário com docentes do ensino médio e com diretores das EEEPs, e o tratamento dos dados. Dentre os principais resultados, apontamos a mudança de perspectiva do modo de ensinar e a inserção de novas propostas do ensino- aprendizagem incluindo a utilização de tecnologias digitais na metodologia de trabalho. Concluímos que a formação universitária deve se abster dos preconceitos ou concepções sobre o ensino de Sociologia, compreendendo que a presença e atuação profissional nesse novo espaço promete marcar profundamente o fazer profissional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 782 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Profissionalizante | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA DIGITAL EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM FORTALEZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Dione_Maria_Almeida_Marques_Dissertação.pdf | 782.64 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732981/2/TCC_Dione_Maria_Almeida_Marques_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons