Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Janiê Lidia Maia C. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:35:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:35:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Janiê_Lidia_Maia_ C_Santos_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732980 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudos sobre masculinidades ainda não constituem uma grande leva de artigos e grupos de debates sobre, apesar de presenciarmos o surgimento de grandes pesquisadores no fim da década de 1980 acerca do tema, observamos que persiste o engano de relacionar Estudos de Gênero somente como estudos de mulheres, sendo que gênero é um conceito relacional; e esse engano gera pesquisas em uma única esfera do gênero. Esta pesquisa vai além da esfera tradicional de gênero e buscar analisar, conceituar e relacionar sobre as masculinidades, especificamente como as masculinidades são debatidas na escola. O objetivo deste trabalho é uma tentativa sociológica de se entender os mecanismos simbólicos, culturais e institucionais de analisar as percepções masculinas na sociedade e como elas se perpetuam no ambiente escolar. A metodologia da pesquisa foram os questionários aplicados pelos os alunos da instituição escolar EEEP MARLY FERREIRA MARTINS para cada curso profissionalizante ofertada pela referida instituição, as fontes literárias sobre o imaginário e história da masculinidade, artigos científicos, depoimentos dos alunos e informações derivadas das observações na escola. Esta pesquisa está estruturada em três partes: a primeira parte constitui sobre uma breve gênese sobre gênero; a segunda parte apresento a escola, gênero e as masculinidades – o locus da pesquisa; a terceira parte é capitaneada pelas intervenções e resultados. Este estudo obteve como resultado um produto para ser utilizado nas aulas de Sociologia – um plano de aula produzido para os professores da disciplina de Sociologia do ensino médio – respeitando as características do ensino de Sociologia, tais como a desnaturalização, o debate e o olhar sociológico. A partir deste resultado podemos concluir que é mais do que necessário que os estudos sobre homens (masculinidades) sejam estruturados dentro da escola, através dos livros didáticos, do debate em sala de aula, da BNCC e do projeto político pedagógico de cada rede de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,83 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
Título: dc.title | ESCOLA, GÊNERO E MASCULINIDADES – É POSSÍVEL FAZER UMA ESCOLA QUE DEBATA AS DIFERENÇAS? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Janiê_Lidia_Maia_ C_Santos_Dissertação.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732980/2/TCC_ Janiê_Lidia_Maia_ C_Santos_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons