ESCOLA, GÊNERO E MASCULINIDADES – É POSSÍVEL FAZER UMA ESCOLA QUE DEBATA AS DIFERENÇAS?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Janiê Lidia Maia C.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T18:35:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T18:35:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Janiê_Lidia_Maia_ C_Santos_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732980-
Resumo: dc.description.abstractOs estudos sobre masculinidades ainda não constituem uma grande leva de artigos e grupos de debates sobre, apesar de presenciarmos o surgimento de grandes pesquisadores no fim da década de 1980 acerca do tema, observamos que persiste o engano de relacionar Estudos de Gênero somente como estudos de mulheres, sendo que gênero é um conceito relacional; e esse engano gera pesquisas em uma única esfera do gênero. Esta pesquisa vai além da esfera tradicional de gênero e buscar analisar, conceituar e relacionar sobre as masculinidades, especificamente como as masculinidades são debatidas na escola. O objetivo deste trabalho é uma tentativa sociológica de se entender os mecanismos simbólicos, culturais e institucionais de analisar as percepções masculinas na sociedade e como elas se perpetuam no ambiente escolar. A metodologia da pesquisa foram os questionários aplicados pelos os alunos da instituição escolar EEEP MARLY FERREIRA MARTINS para cada curso profissionalizante ofertada pela referida instituição, as fontes literárias sobre o imaginário e história da masculinidade, artigos científicos, depoimentos dos alunos e informações derivadas das observações na escola. Esta pesquisa está estruturada em três partes: a primeira parte constitui sobre uma breve gênese sobre gênero; a segunda parte apresento a escola, gênero e as masculinidades – o locus da pesquisa; a terceira parte é capitaneada pelas intervenções e resultados. Este estudo obteve como resultado um produto para ser utilizado nas aulas de Sociologia – um plano de aula produzido para os professores da disciplina de Sociologia do ensino médio – respeitando as características do ensino de Sociologia, tais como a desnaturalização, o debate e o olhar sociológico. A partir deste resultado podemos concluir que é mais do que necessário que os estudos sobre homens (masculinidades) sejam estruturados dentro da escola, através dos livros didáticos, do debate em sala de aula, da BNCC e do projeto político pedagógico de cada rede de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidadespt_BR
Título: dc.titleESCOLA, GÊNERO E MASCULINIDADES – É POSSÍVEL FAZER UMA ESCOLA QUE DEBATA AS DIFERENÇAS?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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