Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Ana Paula Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Ana_Paula_Rodrigues_de_Andrade_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola Pública do Estado do Ceará, enquanto esforço de aprimoramento das práticas pedagógicas. O professor diretor de turma é um articulador que colabora com os diversos segmentos escolares vinculados à turma que coordena, cooperando com a gestão escolar. Nessa fase, a pesquisa procurou identificar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, assim como, as estratégias utilizadas pelo professor diretor de turma no acompanhamento do aluno. A metodologia aplicada foi norteada por pressupostos da pesquisa qualitativa. Partimos da leitura e análise dos documentos do PPDT, bem como a técnica de aplicação de entrevistas semiestruturada. 36 professores participaram das entrevistas via Google Meet no ano de 2021. As entrevistas foram realizadas virtualmente por causa da pandemia da Covid-19. Os resultados da pesquisa são apresentados de acordo com a análise dos dados coletados na entrevista com os professores, com os coordenadores escolares e com a Coordenação Estadual do projeto. Os relatos dos professores diretores de turma evidenciaram a importância do Projeto Professor Diretor de Turma, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Foi o período em que os professores contribuíram para o projeto de Busca Ativa dos alunos ausentes. O que se observou com o trabalho de pesquisa é que o PPDT é um aliado indispensável no desenvolvimento da aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil. No entanto, os depoimentos dos professores diretores de turma revelaram que o projeto necessita de constantes reformulações em torno dos novos desafios os quais o PPDT está sujeito cotidianamente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,55 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diretor de Turma | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | O PROJETO DIRETOR DE TURMA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Ana_Paula_Rodrigues_de_Andrade_Dissertação.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732978/2/TCC_Ana_Paula_Rodrigues_de_Andrade_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons