O PROJETO DIRETOR DE TURMA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Ana Paula Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T18:16:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T18:16:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Ana_Paula_Rodrigues_de_Andrade_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732978-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola Pública do Estado do Ceará, enquanto esforço de aprimoramento das práticas pedagógicas. O professor diretor de turma é um articulador que colabora com os diversos segmentos escolares vinculados à turma que coordena, cooperando com a gestão escolar. Nessa fase, a pesquisa procurou identificar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, assim como, as estratégias utilizadas pelo professor diretor de turma no acompanhamento do aluno. A metodologia aplicada foi norteada por pressupostos da pesquisa qualitativa. Partimos da leitura e análise dos documentos do PPDT, bem como a técnica de aplicação de entrevistas semiestruturada. 36 professores participaram das entrevistas via Google Meet no ano de 2021. As entrevistas foram realizadas virtualmente por causa da pandemia da Covid-19. Os resultados da pesquisa são apresentados de acordo com a análise dos dados coletados na entrevista com os professores, com os coordenadores escolares e com a Coordenação Estadual do projeto. Os relatos dos professores diretores de turma evidenciaram a importância do Projeto Professor Diretor de Turma, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Foi o período em que os professores contribuíram para o projeto de Busca Ativa dos alunos ausentes. O que se observou com o trabalho de pesquisa é que o PPDT é um aliado indispensável no desenvolvimento da aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil. No entanto, os depoimentos dos professores diretores de turma revelaram que o projeto necessita de constantes reformulações em torno dos novos desafios os quais o PPDT está sujeito cotidianamente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,55 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de Turmapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleO PROJETO DIRETOR DE TURMA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons