
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Viviana Cavalcante Pinheiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T17:53:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T17:53:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732977 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O debate sobre os Direitos Humanos ganhou forma após a Segunda Guerra Mundial com a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é um conjunto de direitos essenciais para viver, sem distinção de sexo, idade, classe social, etnia, nacionalidade, religião etc. A educação, além de ser um dos direitos humanos, é também um meio de efetivação de outros direitos. Hoje, falar em direitos humanos na escola é possibilitar um debate, um diálogo sobre a temática, de maneira que faça parte do cotidiano da escola, o respeito entre todas as pessoas dessa comunidade. Meu objeto de estudo aborda essa relação da educação com os Direitos Humanos, como ela se estabelece nas escolas de tempo parciais na Área de Ciências Humanas. Um dos objetivos do trabalho é fazer um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores para efetivar a educação para os Direitos Humanos, bem como, identificar entre os docentes, no currículo e na prática de ensino como é trabalhada essa temática. Destarte, questiono se a escola está conseguindo contribuir para um cenário de transformação social, quando boa parte dos estudantes brasileiros são marcados por um contexto socioeconômico de desigualdade e discriminação social. Utilizo na pesquisa o método qualitativo, estudo de documentos e estudiosos que agreguem nas reflexões teóricas. Escolhi a entrevista e o questionário como instrumentos para a coleta de dados. Comparato (2003), Durkheim (2013), Candau (2005 e 2008) e Benevides (2005) são alguns dos teóricos que utilizo para conceituar os Direitos Humanos e compreender como se estabelece a educação para os direitos humanos na escola | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,63 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732977/2/TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons