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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Viviana Cavalcante Pinheiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T17:53:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T17:53:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O debate sobre os Direitos Humanos ganhou forma após a Segunda Guerra Mundial com a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é um conjunto de direitos essenciais para viver, sem distinção de sexo, idade, classe social, etnia, nacionalidade, religião etc. A educação, além de ser um dos direitos humanos, é também um meio de efetivação de outros direitos. Hoje, falar em direitos humanos na escola é possibilitar um debate, um diálogo sobre a temática, de maneira que faça parte do cotidiano da escola, o respeito entre todas as pessoas dessa comunidade. Meu objeto de estudo aborda essa relação da educação com os Direitos Humanos, como ela se estabelece nas escolas de tempo parciais na Área de Ciências Humanas. Um dos objetivos do trabalho é fazer um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores para efetivar a educação para os Direitos Humanos, bem como, identificar entre os docentes, no currículo e na prática de ensino como é trabalhada essa temática. Destarte, questiono se a escola está conseguindo contribuir para um cenário de transformação social, quando boa parte dos estudantes brasileiros são marcados por um contexto socioeconômico de desigualdade e discriminação social. Utilizo na pesquisa o método qualitativo, estudo de documentos e estudiosos que agreguem nas reflexões teóricas. Escolhi a entrevista e o questionário como instrumentos para a coleta de dados. Comparato (2003), Durkheim (2013), Candau (2005 e 2008) e Benevides (2005) são alguns dos teóricos que utilizo para conceituar os Direitos Humanos e compreender como se estabelece a educação para os direitos humanos na escola | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732977/2/TCC_Viviana_Cavalcante_Pinheiro_de_Lima_Dissertação.pdfDownload |
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