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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damasceno, Victor Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T10:29:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T10:29:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | VictorLuizDamasceno_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732918 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como abordagens a História Local e a Educação Patrimonial, como estratégias para viabilizar a aprendizagem histórica. O estudo foi estruturado como uma pesquisa-ação e se pautou em explorar o patrimônio cultural em um espaço de vivência e experiências, a feira livre da cidade de Bragança do Pará. Diante disso, elaboramos atividades de pesquisa sobre a história, memória e identidade local, guiada pelas diretrizes da educação patrimonial. Devido as atividades solicitadas aos discentes lidarem com sujeitos vivos e fontes imateriais, eles foram orientados a trabalhar com fontes orais, produzidas por meio de entrevistas, e depois a analisá-las para que assim pudessem entender que a história do lugar em que vivem é possível de ser conhecida e aprendida não só nas salas de aulas, mas também em espaços não-formais de aprendizagem. Foram aplicados formulários com perguntas sobre os trabalhos realizados no percurso da pesquisa-ação com o objetivo de entender como os estudantes aprenderam com a educação patrimonial no ensino de História e se passaram a percebê-lo como instrumento que os levam a compreender sua própria historicidade, e a importância dos lugares de memórias em suas comunidades, para o reconhecimento e valorização de seus patrimônios locais. Também como parte dessa dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico elaboramos uma página na internet em que sugerimos atividades de educação patrimonial em consonância com o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; História Local; Memória; Identidade; Espaços Não-Formais. | pt_BR |
Título: dc.title | História local e educação patrimonial: a feir livre de Bragança do Pará como espaço de aprendizagem histórica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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VictorLuizDamasceno_DissertaçãoFinal.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732918/2/VictorLuizDamasceno_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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