História local e educação patrimonial: a feir livre de Bragança do Pará como espaço de aprendizagem histórica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamasceno, Victor Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T10:29:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T10:29:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherVictorLuizDamasceno_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732918-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem como abordagens a História Local e a Educação Patrimonial, como estratégias para viabilizar a aprendizagem histórica. O estudo foi estruturado como uma pesquisa-ação e se pautou em explorar o patrimônio cultural em um espaço de vivência e experiências, a feira livre da cidade de Bragança do Pará. Diante disso, elaboramos atividades de pesquisa sobre a história, memória e identidade local, guiada pelas diretrizes da educação patrimonial. Devido as atividades solicitadas aos discentes lidarem com sujeitos vivos e fontes imateriais, eles foram orientados a trabalhar com fontes orais, produzidas por meio de entrevistas, e depois a analisá-las para que assim pudessem entender que a história do lugar em que vivem é possível de ser conhecida e aprendida não só nas salas de aulas, mas também em espaços não-formais de aprendizagem. Foram aplicados formulários com perguntas sobre os trabalhos realizados no percurso da pesquisa-ação com o objetivo de entender como os estudantes aprenderam com a educação patrimonial no ensino de História e se passaram a percebê-lo como instrumento que os levam a compreender sua própria historicidade, e a importância dos lugares de memórias em suas comunidades, para o reconhecimento e valorização de seus patrimônios locais. Também como parte dessa dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico elaboramos uma página na internet em que sugerimos atividades de educação patrimonial em consonância com o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; História Local; Memória; Identidade; Espaços Não-Formais.pt_BR
Título: dc.titleHistória local e educação patrimonial: a feir livre de Bragança do Pará como espaço de aprendizagem histórica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons